RIP iTunes: Apple desativa o recurso e oficializa 3 apps no seu lugar

Recurso será dividido em 3 novos aplicativos macOS separados: Podcasts, TV e Music

por Soraia Alves

É o fim de uma era! A Apple anunciou durante sua conferência WWDC 19 que o iTunes acabou. O recurso será dividido em 3 novos aplicativos macOS separados: Podcasts, TV e Music.

Apesar do anúncio, não há muita novidade, já que a mudança ocorreu há tempos no iPhone, por exemplo, que já traz o Apple Podcasts. Mas, agora trata-se de um “fim oficial”.

Os novos aplicativos apresentam barras laterais coloridas e menus claros para a fácil navegação. O Apple Music, como o nome já diz, foca em música e oferece recomendações personalizadas, enquanto o Podcasts é dedicado à experiência só de programas nesse formato. Por fim, o aplicativo de TV incluirá o conteúdo exclusivo da Apple junto com programas de outros provedores, incluindo a HBO.

Vale ressaltar que junto com o app Podcasts, a Apple diz que introduzirá um novo recurso que usa inteligência artificial que aprende sobre o perfil de programas que atraem o usuário e usa isso para facilitar a procura de conteúdo. Já o app de TV é um bom lugar para o novo serviço Apple TV+ da empresa.

O iTunes pode ser considerado uma relíquia de uma era onde o consumo de música ainda era diferente, no qual as pessoas compravam todas as suas músicas e filmes em um só lugar e que foi totalmente modificado com a chegada de plataformas e streaming como o Spotify.

A atualização sem o iTunes virá com o macOS 10.15.

Compartilhe: