Google Maps passa a exibir velocidade do usuário em tempo real

Novidade está sendo implementada gradativamente, mas usuários já detectaram novidade no Brasil

por Matheus Fiore

O Google Maps tem lançado uma série de atualizações para melhorar a experiência do usuário e também garantir melhor segurança no trânsito. Em janeiro, o app disponibilizou novidades importantes, e uma delas foi o fato de agora o aplicativo mostrar a localização exata de radares das estradas.

A atualização incluiu tanto notificações sonoras, que sinalizam a presença dos radares, quanto desenhos de câmeras posicionados nos trechos exatos das pistas que estiverem marcados por esses radares. Agora, o Maps está disponibilizando um novo recurso, mostrando em tempo real a velocidade do usuário. O recurso, vale dizer, já existia no principal rival do serviço de mapas do Google, o Waze.

De acordo com o Android Police, o recurso pode ser ativado nas configurações de navegação, no menu de configurações. Após ativar a ferramenta, o usuário poderá ver sua velocidade na parte inferior esquerda da tela do aplicativo, e terá, ao lado, uma sinalização de qual o limite de velocidade daquela região. A nova ferramenta ainda não está disponível para todo o mundo, mas já foi vista por alguns usuários no Brasil, além de Argentina, Australia, Bélgica, Canadá, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

As novidades são importantes não só para tornar o aplicativo do Maps mais robusto, como também para garantir maior segurança no trânsito. Segundo a OMS, por exemplo, o Brasil é o quinto país do mundo com mais mortes no trânsito. Tendo além de leis, ferramentas de aplicativos como Maps e Waze que ajudem os motoristas a seguirem as leis de trânsito é um ponto chave para incentivar a educação do motorista e reduzir as chances de um acidente acontecer.

Compartilhe: