Mamilos 203 - Drags: Eleganza! Extravaganza! • B9
Logo - Mamilos

Drags: Eleganza! Extravaganza!

Mamilos ##203

Ouvir Drags: Eleganza! Extravaganza! no Spotify
Ouvir Drags: Eleganza! Extravaganza! no Google Podcasts
Ouvir Drags: Eleganza! Extravaganza! no Apple Podcasts
Ouvir Drags: Eleganza! Extravaganza! no Pocket Casts
Ouvir Drags: Eleganza! Extravaganza! no Pocket Casts
Ouvir Drags: Eleganza! Extravaganza! no Pocket Casts
Capa - Drags: Eleganza! Extravaganza!

Jornalismo de peito aberto

A primeira vez que a palavra inglesa “drag” – que em inglês significa “arrastar” – foi usada para referenciar homens vestidos de mulheres foi no século 19. No teatro, atores que representavam a figura feminina andavam com as barras das anáguas que usavam arrastando pelo palco. Com a popularização do termo e da arte, passamos a nomear esses artistas de Drag Queens, ou “Rainhas do Arrasto”.

Mas drag queens existem há muito mais tempo do que o termo.  Por muito tempo, mulheres não podiam atuar em peças de teatro. Na Grécia Antiga, na tradição japonesa do kabuki e na Inglaterra do século 16, por exemplo, homens pintavam-se, usavam perucas e roupas vistosas para contar histórias. Da segregação nasceu um novo jeito de fazer arte. E drag virou algo muito maior do que apenas um homem usando vestidos, maquiagem e cabelos compridos.

Em uma sociedade em que parecer uma mulher é algo ofensivo, um homem sair de batom, sandálias e vestido é algo político e revolucionário. Drag Queens influenciam a arte, a moda, o que gostamos de assistir na TV, nos cinemas, o que usamos para nos enfeitar e nossa linguagem.

Para conversar e entender um pouco mais desta cultura, contamos na mesa hoje com Lorelay Fox, youtuber e apresentadora do programa “Superbonita”; e Rita Von Hunty, youtuber, professora e apresentadora do “Drag Me As a Queen”.

Vem com a gente entender o que há dessa cultura em você! Afinal, como diz Ru Paul, “Todos nascemos nus e o resto é drag”!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

BRADESCO PATROCINA O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARITINS

O Bradesco é patrocinador o Festival Folclórico de Parintins! Ele acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, apoiando e fomentando a cultura amazonense e brasileira.

O Festival ocorre anualmente no último final de semana de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. É uma apresentação incrível de associações folclóricas, feita a céu aberto, com a disputa de dois bois: Garantido e Caprichoso. 

Esse ano, o Bradesco produziu um filme com dois irmãos amazonenses, o Israel Paulain e o Junior Paulain. Eles se apresentam desde pequenos no festival, mas cada um torce pra um boi. Você pode conferir essa história nas redes sociais oficiais do banco. E, claro, teremos a já tradicional cobertura completa do evento nos stories do Bradesco!

Celebre a cultura e o folclore nacionais com a gente!

========

FALE CONOSCO

. Email: mamilos@b9.com.br
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – Pedro Strazza

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Johnny Brito.

========

FAROL ACESO

Lorelay: Série “Special”;

Rita: Livro “Ambas as Mãos Sobre o Corpo”;

Cris: Programa “RuPaul’s Drag Race” e perfis no Instagram de Lorelay Fox, Rita Von Hunty e Divina Raio Laser;

Ju: Filme “O Homem que Viu o Infinito” e livro “Matadouro-cinco”.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.