Toyota testa uso de teto solar em carros elétricos para recarregar veículo em movimento

Toyota testa uso de teto solar em carros elétricos para recarregar veículo em movimento

Sistema pode permitir que modelos da marca percorram 56,3 quilômetros só com a energia acumulada enquanto são dirigidos

por Matheus Fiore

Uma das maiores barreiras para que os modelos de carros elétricos alcancem um mercado tão grande quanto o dos veículos de combustíveis tradicionais é o reabastecimento. Abastecer um carro elétrico não é nem de longe tão caro quanto abastecer um movido a diesel ou a gasolina, mas há poucos postos disponíveis pelas estradas – no Brasil, então, ainda é algo totalmente fora da nossa realidade – e isso afasta muitos compradores.

A Toyota, porém, está trabalhando em um projeto que pode mudar totalmente o rumo do mercado dos carros elétricos. De acordo com o TechCrunch, a montadora japonesa está criando uma versão melhorada de seu painel solar – que já foi lançado exclusivamente no Japão nos modelos Prius PHV – que permitiria aos veículos serem carregados com energia solar enquanto são pilotados.

O novo sistema permitiria que os veículos percorressem até 44,5 quilômetros por dia caso sejam estacionados em um lugar onde o Sol bata. Já a carga obtida enquanto o veículo é pilotado poderia chegar a prover uma corrida de 56,3 quilômetros, além de energizar o veículo o suficiente para que sistemas elétricos como o painel funcionem.

O modelo já seria testado em rodovias do Japão no fim de julho, e estaria presente em diversas regiões para testar como o modelo se comportaria em diferentes situações do tempo e da pista. O objetivo da Toyota é pelo menos dar um passo adiante no aperfeiçoamento da tecnologia de energia solar para veículos. Caso os testes sejam positivos, a fabricante pode estar diante de uma solução ideal para o problema do abastecimento de veículos elétricos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link