Sony celebra 40 anos do Walkman com filme sobre trajetória do toca-fitas

Vídeo de apenas um minuto enaltece praticamente todos os modelos feitos pela marca

por Matheus Fiore

Se, hoje, suas músicas, álbuns e artistas favoritos estão ao alcance de poucos toques na tela de um smartphone, é porque lá atrás, há quatro décadas, o Walkman foi o pioneiro na indústria dos toca-fitas. Bem diferente dos modelos de celulares da atualidade, que comportam milhares de faixas em sua memória, o Walkman era um aparelho mais limitado. Com um corpo grande grande, que apresentava uma pequena abertura para inserirmos a fita e poucas opções de controle além de play, pause e modulações de volume, o toca-fitas foi o começo de um processo de transformação que continua até hoje.

Agora, a Sony, criadora da marca Walkman, lançou um vídeo para celebrar os 40 anos do seu primeiro toca-fitas. No vídeo, vemos não só os primeiros modelos, lançados ainda no fim dos anos 70, como também toda a evolução que houve na indústria e que a empresa acompanhou e acompanha até hoje.

Podemos ver desde o avanço no design dos aparelhos até as evoluções nos formatos de mídia. Se os primeiros tocadores da Sony eram dispositivos que comportavam fitas, logo o vídeo nos mostra os aparelhos compactos para tocar discos, que apresentavam uma qualidade de audio superior e maior capacidade de memória. O vídeo fecha o ciclo chegando à era digital, mostrando o último dispositivo lançado pela Sony, já capaz de ler arquivos em Flac, formato que, apesar de ocupar bastante memória, oferece uma maior qualidade de áudio.

A chegada de programas como o Napster, o lançamento de bibliotecas digitais como o iTunes e a “democratização” das obras de arte trazida pelos demais modelos de download de arquivos (como o torrent) foram, de fato, revoluções na forma de se consumir música. Tudo isso, porém, só foi possível porque antes, por décadas, modelos de aparelhos como o Walkman existiram para criar novas formas de consumir e interagir com música, algo que o filme enaltece ao mostrar diferentes modelos da Sony sendo utilizados.

Compartilhe: