lentes-contato-zoom

Cientistas criam lente de contato que dá zoom ao piscar duas vezes

Lente robótica poderá ser usada para próteses visuais, óculos ajustáveis ​​e até uma câmera que seja controlada apenas com os olhos

por Soraia Alves

Os cientistas da Universidade da Califórnia criaram uma nova lente de contato gelatinosa que permite dar zoom quando o usuário pisca duas vezes.

Segundo Shengqiang Cai, principal pesquisador do projeto, a lente pode ser controlada pelos seus movimentos oculares, já que o olho tem um potencial eletro-oculográfico, mesmo quando estamos dormindo.

Assim, para desenvolver a lente os pesquisadores mediram o impulso elétrico dos olhos e descobriram uma maneira de usá-lo para mudar a distância focal da lente.

Shengqiang ressalta que “mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico”.

O estudo também afirma que, devido aos materiais macios usados ​​na lente, as alterações relativas na distância focal podem chegar até 32%. A distância focal é alterada deformando a lente.

Ainda de acordo com os cientistas, essa lente robótica poderá ser usada para próteses visuais, óculos ajustáveis ​​e até uma câmera que seja controlada apenas com os olhos.

Um projeto semelhante foi anunciado na Suíça, em 2015, quando os pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia disseram estar desenvolvendo uma lente de contato que também permitiria dar zoom apenas com o piscar de olhos.

A pesquisa completa das lentes da Universidade da Califórnia pode ser conferida aqui.

Compartilhe: