Delivery automatizado? DoorDash compra startup de veículos autônomos e direção remota

Além de adquirir Scotty Labs, serviço de delivery também trouxe para seu quadro executivo dois co-fundadores de empresa de mapeamento para carros autônomos

por Pedro Strazza

A DoorDash confirmou no fim da tarde de ontem (20) a aquisição da Scotty Labs, uma startup cujo foco principal está no aprimoramento da tecnologia de direção autônoma e remota. Embora não tenha sido divulgados números oficiais, o acordo acontece poucas semanas depois da companhia ter fechado a compra do serviço de catering Caviar por cerca de 410 milhões de dólares.

Além da compra, a empresa de delivery contratou para seu quadro executivo dois co-fundadores da Lvl5, uma companhia também adquirida pela DoorDash e recém-desfeita que se propõe a desenvolver mapas de alta resolução para veículos autônomos a partir do processamento de imagens públicas.

O negócio em si sugere que a DoorDash estaria buscando alternativas para implementar veículos automatizados em seu serviço de delivery, uma premissa que é muito similar a alguns experimentos recentes do Uber com sua plataforma Eats. É uma medida que faz sentido se considerar o histórico problemático de relações trabalhistas da companhia, que inclui entre outras coisas a prática recorrente de usar as gorjetas dadas pelos clientes aos entregadores pelo aplicativo para pagar o salário dos mesmos funcionários.

Movimentações para concretizar este plano não faltam, aliás. Antes da compra da Scotty Labs e da Lvl5, a DoorDash já havia firmado em 2017 uma parceria com a Starship Technologies e a Marble para testar entregas de comida por meio de robôs e recentemente anunciou um novo negócio com a Cruise para implementar seu serviço aos carros autônomos que a companhia vem desenvolvendo.

Compartilhe: