THX atualiza sua nota profunda para o mundo da resolução 4K

Nova vinheta da companhia promove a experiência de imersão dos seus sistemas de som e faz algumas referências ao histórico do som na indústria

por Pedro Strazza

Desde 1983 no mercado de produção de caixas de som para todo tipo de sistema e sala, a THX se tornou uma espécie de referência para cinéfilos do mundo todo por conta da nota profunda que sempre insere em suas vinhetas para os cinemas.

É uma nota cuja apresentação está sempre em transformação, aliás. Desde sua primeira aparição nas exibições de “O Retorno de Jedi” nos Estados Unidos, o tradicional “buóóóón” da companhia já ganhou mais de 20 versões ao longo dos últimos 40 anos, incluindo versões que marcaram época como a abaixo para o lançamento de “Shrek 2”.

Agora, após algum tempinho sem maiores novidades, a clássica nota da empresa ganhou uma nova versão em tempo de ficar em dia com a onda das imagens em resolução 4K. Isso porque além de reproduzir o som, o novo vídeo da THX é uma longa demonstração de efeitos visuais impressionantes, que sem dúvida promove as capacidades tecnológicas da companhia.

E além de dar um gostinho da total imersão que seus aparelhos providenciam aos espectadores, o vídeo também conta com alguns easter eggs que se relacionam diretamente com o histórico da vinheta. Confira abaixo:

De acordo com o TechCrunch, para criar a nova vinheta a THX usou as ferramentas de seu novo software de edição e mixagem THX Spatial Audio, que permitem a realizadores promover uma experiência multisensorial a partir do áudio. Para mostrar um pouco mais deste processo criativo, a empresa lançou um mini-documentário sobre a produção da vinheta em seu canal no YouTube, que você confere abaixo:

Compartilhe: