Antigo hoax do Instagram volta a ganhar espaço depois de celebridades compartilharem a fake news

Famosos como Julianne Moore, Pink e Usher compartilharam a informação falsa, que surgiu pela primeira vez em 2012

por Soraia Alves

Como toda fake news que se espalha, ninguém sabe ao certo como um antigo hoax do Instagram voltou a circular pela rede social, mas a informação mentirosa ganhou espaço depois que algumas celebridades mundiais a compartilharam.

Da cantora Pink à atriz Julianne Moore, foram muitos os famosos que publicaram em seus perfis oficiais a mensagem sobre uma alteração na política de privacidade do Instagram. Mesmo contendo alguns erros de gramática, a informação garantia que, a partir de agora, o Instagram poderia utilizar as fotos dos usuários da rede social em casos judiciais, e que a única forma de impedir isso era compartilhando a mensagem em seu perfil.

Pode até parecer fácil de identificar que esse tipo de conteúdo – com erros na escrita, sem fontes oficiais e que incita o compartilhamento “aleatório” – é uma fake news. Mas nem todo mundo consegue reconhecer.

É claro que o grande alcance desses famosos fez a notícias se espalhar com rapidez, e isso acabou colaborando para a identificação da mentira, já que essa não é a primeira vez que a imagem é compartilhada. Ela rodou o Instagram pela primeira vez em 2012, e novamente em 2016.

O Instagram também fez questão de confirmar que a mensagem é falsa e ressaltou que “no caso de existirem atualizações da Política de Privacidade, a plataforma notifica os usuários antes de efetuar quaisquer alterações, de modo que os mesmo possam analisá-las antes de continuarem a utilizar a rede social”.

Compartilhe: