O trailer do filme novo de Christopher Nolan vazou na internet

Arquivo em HD da prévia de “Tenet” já foi removida das redes pela WarnerMedia, mas vazamento indica que estúdio não tem como manter o material como exclusivo das telonas por muito mais tempo

por Pedro Strazza

Os fãs de Christopher Nolan andam um pouco irritados com a WarnerMedia nas últimas semanas por conta da estratégia um tanto peculiar do estúdio para divulgar a primeira prévia de “Tenet”, o épico de espionagem que é o próximo projeto do diretor. Ao invés de colocar o trailer nas redes, a companhia abraçou o lado “mistério” da carreira do cineasta e preferiu mantê-lo como exclusivo de determinadas exibições, partindo nos Estados Unidos da semana de estreia de “Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw”.

O plano obviamente deu certo para deixar toda uma legião de fanáticos explodindo de ansiedade pelo material, mas com o passar dos dias o que era animação se converteu em frustração porque, bem, o teaser ficou MESMO nas salas de cinema. Passado quase um mês das primeiras exibições, a prévia continua sendo passada para outros países apenas pelas telonas, com a Warner deixando para depois o lançamento do material.

O problema é que a internet será a internet, o que significa que o estúdio querendo ou não é óbvio que em algum momento o trailer seria postado nas redes. E depois de alguns vários vídeos filmados na mão da tela exibindo a prévia, eis que o teaser enfim caiu na rede em alta qualidade.

O responsável, no caso, é a equipe de redes sociais do podcast francês Éteindez la Lumière, que de algum jeito conseguiu o arquivo em alta definição da versão francesa do trailer e sem mais nem menos publicou nas redes na manhã de hoje (28/11), horas antes da Warner debutar a segunda prévia do filme do Coringa de Todd Phillips.

E antes que você pergunte: sim, o material é verdadeiro.

Embora a WarnerMedia já tenha tomado as devidas providências para derrubar o vídeo e esteja tentando impedir que o material se espalhe para outros canais, é claro que já tem gente compartilhando avidamente o trailer pelas redes. Além disso, se um pequeno podcast francês teve acesso ao arquivo, não é lá muito difícil imaginar que mais gente consiga pegar e disponibilizar em mãos o vídeo nas próximas horas e dias, gerando um cenário de paranoia que fica difícil para o estúdio não publicar oficialmente a prévia nas redes – e convenhamos, talvez seja o melhor caminho neste momento, até porque manter a exclusividade nos cinemas por quase um mês é um feito tanto para os tempos de hoje.

Desespero dos admiradores de Nolan à parte, o intrigante de notar é o quão às pressas este material foi montado. Com as filmagens de “Tenet” ainda em curso, os espectadores que já viram o trailer afirmam que a prévia é bem simples e concentrada no personagem de John David Washington em dois momentos pequenos, sem oferecer grandes intrigas além de apresentar o longa ao grande público.

Tendo ou não tendo teaser, a verdade é que o próximo filme de Christopher Nolan chega aos cinemas em julho de 2020.

Compartilhe: