App da BBC funciona como teclado inteligente para garantir conversas saudáveis às crianças

Own It usa aprendizado de máquina para reconhecer quando, por exemplo, o usuário está digitando detalhes pessoais ou fazendo bullying com outra pessoa

por Soraia Alves

A BBC lançou um aplicativo que pretende incentivar apenas conversas saudáveis e interações positivas entre as crianças. O app Own It funciona como um teclado inteligente que aparece sempre que o usuário começa a digitar. Se a mensagem for negativa, o aplicativo oferece um suporte, dá conselhos e até recomenda uma conversa com um adulto de confiança.

O Own It usa aprendizado de máquina para reconhecer quando, por exemplo, uma criança está digitando detalhes pessoais. No caso, o aplicativo recomendará ao usuário “pensar se é seguro compartilhar essas informações”. Já se uma criança estiver digitando uma mensagem que incomoda o destinatário – como em textos de bullying, por exemplo, o app também “obrigada uma pausa” perguntando se o usuário realmente deseja enviar aquela mensagem.

O Own It ainda possui um diário que permite às crianças gravem como estão se sentindo e por quê, além de recursos para limitar o tempo da tela e promover o bem-estar digital geral. Embora o aplicativo incentive os usuários a terem conversas abertas e honestas com os pais e adultos de confiança, ele não fornecerá relatórios ou feedback aos pais.

O aplicativo foi desenvolvido ao longo do último ano com a participação e o suporte da The Duke of Cambridge’s Cyberbullying Taskforce. O Own It á está disponível, mas infelizmente apenas para quem está no Reino Unido.

Compartilhe: