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Instagram impõe restrição para posts com produtos de dietas e cirurgia estética

Algumas postagens serão removidas, enquanto outras terão restrição de idade. Novidade também vale para o Facebook

por Matheus Fiore

Propagandas de cirurgias estéticas e produtos para dietas são anunciados constantemente no Instagram. Isso acontece tanto pelo fato de ser a rede social mais utilizada pelo nicho dos produtores de conteúdo relacionados a estética e saúde, quanto pelo fato de o Instagram ser, hoje, a principal rede social da internet.

Entretanto, a empresa de Mark Zuckerberg está prestes a fazer alterações em suas políticas de uso que tende a transformar bastante como esses serviços e produtos são anunciados. A novidade é que a empresa banirá postagens que promovam conteúdo duvidoso relacionado a produtos de perda de peso que estão ligados a ofertas (como códigos de desconto). Além disso, a plataforma está impondo uma restrição para que conteúdo do tipo seja restrito a pessoas maiores de 18 anos.

A novidade, que impacta diretamente contas que divulguem serviços e produtos relacionados a procedimentos estéticos e produtos destinados à saúde, afetará também o Facebook, que pertence ao mesmo grupo.

Emma Collins, gerente de políticas públicas do Instagram, afirmou ao London Evening Standard que a empresa trabalhou juntamente a especialistas externos para fazer a mudança sem prejudicar a experiência do usuário. “Nós queremos que o Instagram seja um ambiente positivo para todos que o utilizam, e essa política é parte de nosso trabalho contínuo para reduzir a pressão que as pessoas, às vezes, podem sentir graças ao que vêem nas redes sociais”, explica Collins.

Essa não é a primeira nem a mais radical medida tomada pela empresa para tornar o ambiente da plataforma mais amigável. Recentemente, por exemplo, o Instagram começou a testar, em vários lugares do mundo, um feed sem indicador do número de curtidas nas publicações. O Brasil, como se sabe, está incluso nesse teste.

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