UNO recria design de cartas para que cegos também possam jogar

Versão em braille já está disponível nos Estados Unidos por dez dólares

por Matheus Fiore
Preço: $9,99
Produto: UNO Braille

Jogar UNO é divertido, mas até então era também uma atividade limitadora. O jogo, afinal, depende que os usuários compreendam as cores das cartas, já que é exigido que um jogador repita a cor ou o número utilizado pela pessoa anterior a ele.

Pensando nisso, o jogo da Mattel decidiu fazer uma atualização em seu baralho. Depois de em 2017 o UNO atualizar suas cartas para que daltônicos pudessem participar das brincadeiras, agora foi anunciado que novos baralhos fabricados virão com descrição das cartas em braille.

A novidade foi feita em colaboração com a National Federation of the Blind, dos Estados Unidos. Com a mudança, o UNO deixa de ser um jogo essencialmente visual e passa a ser acessível a mais públicos, o que, afinal, é bom para todos.

A versão UNO Braille virá com uma apresentação em braille na própria caixa, além de ter informações sobre o jogo no verso das cartas e, obviamente, informações sobre cada carta especificamente.

Nos Estados Unidos, o jogo já pode ser comprado por 10 dólares. No Brasil, não há informações sobre quando a Mattel distribuirá o jogo nas lojas, mas versões alternativas feitas por terceiros já existem em e-commerces como o Mercado Livre.

Compartilhe: