FBI está contratando espiões russos por anúncios no Facebook

Quem clicar nas propagandas será redirecionado para página que convida para conhecer o departamento em Washington

por Matheus Fiore

Pode parecer coisa de filme, mas de acordo com a CNN o FBI está disparando anúncios pelo Facebook na área de Washington para localizar e recrutar espiões russos.

A própria CNN visualizou um anúncio, que traz uma foto de banco de imagens de uma mulher durante sua graduação, ao lado de seus familiares. O texto, em russo, diz “pelo futuro e pelo futuro de sua família”.

Em outra imagem promovida pelo FBI, é mostrado um desenho de um homem atravessando uma ponte, com uma legenda em russo que diz “hora de construir pontes”.

Os anúncios, se clicados, redirecionam o usuário da rede social diretamente para o site do departamento de Washington do FBI e oferece, com detalhes, informações sobre o trabalho de contrainteligência do órgão federal, além de detalhar o endereço do escritório. A página, que possui versões em inglês e em russo, encerra o texto pedindo para que os interessados os visitem.

Procurados pela CNN, agentes do FBI não quiseram se aprofundar no assunto. “Nós não podemos comentar muito a não ser o fato da Rússia possuir um grande número de oficiais de inteligência nas instalações russas ao redor do mundo. Eles são muito ativos e representam um risco de segurança para os Estados Unidos e seus aliados”, afirmou Alan E. Kohler Jr., agente especial responsável pela direção do departamento de Washington do FBI.

Compartilhe: