Itaú reconta história real de mãe e filho na edição 2019 da campanha "Leia Para Uma Criança" • B9

Itaú reconta história real de mãe e filho na edição 2019 da campanha “Leia Para Uma Criança”

Comerciais mostra trajetória de superação de Thompson Vitor e de sua mãe para conseguir aprender a ler em meio à miséria e cursar Química em universidade nos EUA

por Pedro Strazza

Depois de nos últimos dois anos conceber campanhas voltadas para o espaço e o inevitável link para as possibilidades da imaginação dos pequenos (além de covers fofos para canções consagradas de David Bowie e Aerosmith), o Itaú este ano decidiu promover a ação “Leia Para Uma Criança” sob um olhar mais sóbrio, mas não despido de emoção.

A divulgação da edição 2019 do projeto da Fundação Itaú Social, afinal, aposta no conto de uma história real para chamar atenção à distribuição gratuita de livros infantis. Criado pela DPZ&T, o comercial traz a trajetória de vida de Thompson Vitor e sua mãe, Rosângela Marinho, que lutaram contra a miséria para permitir que o garoto aprendesse a ler e posteriormente conseguisse uma bolsa de estudos na Organização Educacional Farias Brito, passasse em 1° lugar no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e por fim fosse cursar Química na Universidade de Rochester, nos EUA.

O bacana é que desta vez o comercial do “Leia Para Uma Criança” são dois, que recontam a história de mãe e filho pela perspectiva de cada um. Enquanto “Busca do filho” mostra o deslumbre do pequeno Thompson em seus primeiros contatos com a literatura, “Busca da mãe” se concentra nos esforços da mãe Rosália em possibilitar que o filho aprendesse a ler em meio às duras condições de vida. Você pode conferir ambas as peças abaixo:

De acordo com o diretor de marketing institucional do Itaú Eduardo Tracanella, a ideia da campanha ao abordar a vida de Thompson Vitor e sua mãe era de mostrar o quão verdadeiro é o impacto da leitura na vida de uma criança. “É mais uma forma de comprovar o quanto é primordial o adulto entender a importância da imaginação e do acesso aos livros para o desenvolvimento das crianças.” escreve o executivo no anúncio da campanha; “Neste caso específico, ouvir e ler histórias desde cedo geraram um impacto definitivo no futuro de Thompson e de sua família, levando-o para um caminho incrível que não seria possível sem a educação. É o pilar que trabalhamos desde o início do programa: causa e efeito da leitura na vida de uma criança.”.

Ambos os vídeos foram produzidos pela Saigon e dirigidos por Vellas na cidade de São Paulo, ao som de um cover da canção “Dirty Paws” do Of Monsters and Men. Além dos comerciais – que devem ser exibidos na programação da rede Globo – a DPZ&T afirma que nos próximos dias o Itaú deve soltar mais conteúdos relacionados, incluindo entrevistas com Thompson Vitor e Rosângela Marinho. Ainda haverá uma ação dentro da trama da novela “Bom Sucesso” envolvendo a personagem de Grazi Massafera, que irá ao ar nesta quinta-feira, 10 de outubro.

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