cover-instagram4

Até o “Throwback Thursday” virou ferramenta do Instagram Stories

Estreia do "Neste dia" coincide com nova reorganização visual que aproxima o Stories de uma plataforma de criação

por Pedro Strazza

Já faz anos que persevera no Instagram o “Throwback Thursday”, uma expressão popularizada pela rede social que junto de sua abreviação “tbt” é bastante usada em publicações feitas por usuários para recordar dos bons momentos do passado, seja ele há uma década, ano, semana ou até mesmo dia. O que talvez ninguém esperasse, porém, é que a “categoria” acabasse virando ferramenta dentro da própria plataforma.

Pois é exatamente isso que a rede social de fotos está fazendo hoje (9), ao inaugurar na seção do Stories uma nova função intitulada “Neste dia” que, veja bem, tem o exato mesmo fim da hashtag. Como o tbt, o Neste dia permite que o usuário ressuscite postagens da linha do tempo tradicional ou dos Stories, mas há uma pequena reviravolta: você não pode selecionar diretamente aquilo que deseja republicar, mas precisa brincar com a sorte na forma de dois dadinhos localizados no topo da tela.

O lançamento do Neste dia acontece simultaneamente a uma nova reorganização do Stories, que agora agremiou todas as ferramentas numa mesma categoria intitulada “Criar”. Ao TechCrunch, um representante do Instagram declara que a novidade vem para ajudar o usuário a “combinar stickers interativos, desenhos e textos sem a necessidade de compartilhar vídeos e fotos junto”, o que em teoria significa que a empresa estaria buscando flexibilizar a dinâmica do Stories como um lugar de criatividade ao invés de compartilhamento de momentos – o que faz sentido, considerando que a ideia de atualizar o status constantemente virou a base do app derivado Threads.

Além de juntar tudo, o Criar também introduz sugestões pré-embutidas de perguntas a acompanhar cada uma das funções do modo, incluindo contagem regressiva, música e enquete, e permite que o usuário multiplique GIFs selecionados em até três vezes no display da tela.

Compartilhe: