Instagram reforça controle sobre aplicativos de terceiros

Mudança vem para evitar vazamentos de dados como no famoso caso do Facebook com a Cambridge Analytica

por Soraia Alves

O Instagram está reforçando o controle dos usuários sobre aplicativos de terceiros que podem acessar os dados de sua conta. Depois de facilitar a identificação de golpes de phishing, a plataforma agora está adicionando um novo recurso que permite aos indivíduos “gerenciar todos os serviços de terceiros que se conectam à sua conta do Instagram”, segundo comunicado da empresa.

A opção pode ser acessada indo em Configurações> Segurança> Aplicativos e Sites.

Além de fornecer uma lista prática de todos os sites que têm acesso às suas informações do Instagram, a plataforma mostra uma nova tela de autorização que solicita seu consentimento explícito antes de compartilhar seus dados com aplicativos de terceiros específico.

Espera-se que os novos controles de privacidade sejam implementados gradualmente, podendo levar até seis meses para serem disponibilizados para todos os usuários da rede social.

Vale lembrar que esse acesso a aplicativos de terceiros tem sido um problema de privacidade há tempos, especialmente após o escândalo de vazamento de dados da Cambridge Analytica,no Facebook.

O Instagram, por sua vez, tem restringido o acesso do desenvolvedor à sua API, limitando o número de chamadas de API de 5 mil a 200 chamadas por usuário por hora. Hoje, a plataforma de mídia social também está descartando a opção de registrar clientes de terceiros usando a API em favor de uma nova API de exibição básica do Instagram.

Compartilhe: