NASA revela uniformes espaciais para missão de primeira mulher na Lua

Viagem acontecerá em 2024 e marcará importante passo para objetivo final, que é chegar em Marte

por Matheus Fiore

Desde a missão Apollo, de 1972, nenhum homem voltou à Lua. Em 2024, uma nova missão chegará ao único satélite natural do nosso planeta, mas dessa vez, com uma novidade: levará a primeira astronauta mulher à superfície lunar.

A NASA, então, está se preparando para o evento, e anunciou recentemente os uniformes lunares que serão utilizados na missão Artemis. Jim Bridenstine, administrador da NASA, compartilhou alguns detalhes da missão, e afirmou que ela será importante para testar a superfície lunar como uma possível base para que a humanidade vá a destinos ainda mais distantes, com o objetivo principal sendo uma possível ida à Marte.

Para conferir os visuais dos novos uniformes, você pode assistir ao vídeo abaixo, divulgado no canal da própria NASA:

Os uniformes foram projetados para melhorar a mobilidade dos astronautas, com corpos mais ajustáveis e oferecendo melhor respiração e conforto para quem os utilizar – tanto mulheres quanto homens, já que ambos estarão na missão Artemis.

As roupas espaciais também tiveram seu design projetado para facilitar movimentações básicas dos profissionais, como movimentos do torso e dos braços, para facilitar movimentações como o agachamento. A ideia é que os astronautas tenham maior facilidade de se movimentar para, por exemplo, abaixar o corpo e colher amostras da superfície.

Compartilhe: