BBC News combate censura com site na dark web

Organização fez questão de nomear especificamente China, Irã e Vietnã como países nos quais o conteúdo da BBC News foi bloqueado

por Soraia Alves

A edição internacional da BBC News está driblando a censura de governos pelo mundo disponibilizando um espelho de seu site na dark web, e que pode ser visualizado usando o navegador Tor.

Ao acessar a Internet usando o Tor, a localização e a identidade de uma pessoa são ocultadas usando camadas de criptografia. O navegador pode acessar sites regulares de forma mais anônima que outros navegadores, ou ainda acessar sites ocultos.

Normalmente, os sites não listados que compõem a dark web estão associados a atividades ilegais, mas o Tor também é usado por ativistas, jornalistas e pessoas comuns que desejam contornar a censura em seus países.

Para acessar a versão alternativa do site da BBC News, os usuários do Tor podem visitar o URL bbcnewsv2vjtpsuy.onion. Esse endereço não funcionará em um navegador comum, mas permitirá que os usuários do Tor visualizem a edição internacional da BBC News.

Segundo a BBC, o conteúdo disponível no site inclui serviços em idiomas estrangeiros, como árabe, persa e russo, mas não inclui acesso ao serviço de transmissão do iPlayer da empresa.

Em seu anúncio, a organização também fez questão de nomear especificamente China, Irã e Vietnã como países nos quais o conteúdo da BBC News foi bloqueado.

Compartilhe: