Google Earth disponibiliza ferramenta para a criação de histórias e mapas específicos

Recurso permite, praticamente, fazer um slide sobre o lugar escolhido acrescentando textos, mídias e ilustrações

por Soraia Alves

O Google Earth adicionou um novo recurso às suas funcionalidades e que permite aos usuários criar sua própria “tour”. Chamada Creation Tools (Ferramentas de Criação), a novidade possibilita que você escolha qualquer lugar ou coleção de lugares no mundo e adicione textos, mídias e ilustrações para criar sua própria história sobre os lugares. É praticamente fazer um slide sobre aquele lugar.

A ferramenta é uma versão mais aprimorada do Voyager que o Google Earth lançou há dois anos e que não era disponibilizada para todos os usuários, apenas algumas pessoas como cientistas e contadores de histórias.

Na prática, o Creation Tools pode ser usado para, por exemplo, mostrar o roteiro de uma viagem para amigos e familiares, além de usos mais educacionais, é claro.

Através do Street View também é possível escolher ângulos específicos do lugar em 3D, além de permitir que outras pessoas colaborem com a criação. Com o projeto terminado, é só compartilhar com as pessoas desejadas, já que a ferramenta é integrada ao Google Drive.

Quem já testou o recurso diz que uma das desvantagens, como não rodar bem em navegadores que não são o Chrome, além da impossibilidade de criar projetos através de tablets ou smartphones. Nesses dispositivos é possível apenas visualizar os trabalhos já prontos.

Compartilhe: