Spotify anuncia seu próprio prêmio, o Spotify Awards

Premiação acontecerá na Cidade do México, em março de 2020

por Matheus Fiore

O Spotify anunciou que, a partir do próximo ano, terá seu próprio prêmio musical, o Spotify Awards. O prêmio visa ser um reflexo direto dos gostos dos usuários do principal serviço de streaming de música do mercado, e para isso, utilizará seus algoritmos para analisar as informações coletadas dos ouvintes para determinar tanto os vencedores do prêmio, como as próprias categorias.

O evento será transmitido ao vivo pela Turner Latin America, por meio da TNT, direto da Cidade do México, lugar que o próprio Spotify define como capital do mundo. Para anunciar a novidade, o Spotify divulgou um vídeo totalmente falado em espanhol, que mostra diferentes pessoas interagindo com música, cada uma a sua maneira, e explicando algumas características da premiação.

“Seus gostos, padrões e hábitos nos ajudarão a determinar categorias, finalistas e vencedores”, promete a empresa. “Você poderá, agora, se empolgar com uma cerimônia de premiação que de fato dialoga com o que as pessoas estão ouvindo”, cutuca o Spotify, ao sugerir que prêmios como o Grammy não representam inteiramente os gostos dos ouvintes mundiais.

A primeira edição do Spotify Awards acontecerá no dia 5 de março. Pelo fato de o anúncio ser focado na América Latina – tanto pelo vídeo, quanto pela escolha da sede para a premiação –, é incerto sobre as pretensões de alcance da empresa. O que primeiro vem à cabeça é que o Spotify tentará tornar o Spotify Awards um evento de impacto global. É difícil dizer, portanto, se a segmentação do anúncio se dá pelo fato de o prêmio ser no México, ou, de fato, pelo menos a primeira edição será focada apenas no público latino-americano.

Compartilhe: