cover-facebook4 (1)

Facebook lança ferramenta que permite exportar fotografias da plataforma para o Google Fotos

Previsto para estar disponível em todo globo ainda no primeiro semestre de 2020, integração é fruto de projeto das duas empresas para desenvolver um código-fonte comum

por Pedro Strazza

O Facebook está lançando nesta segunda-feira (2) uma nova função de sua plataforma que permite ao usuário conectar seu perfil na rede social com o Google Fotos e, assim, transferir com facilidade todas as suas fotografias para o serviço de arquivamento do Google. Disponível inicialmente apenas na Irlanda, onde a sede da companhia fora dos EUA se localiza, a empresa afirma que o serviço estará disponível para todo o globo ainda no primeiro semestre de 2020 e depois de passar por alguns ajustes finais para corrigir eventuais bugs.

De acordo com a rede social, a ferramenta teve seu código desenvolvido a partir do Data Transfer Project, uma iniciativa lançada no ano passado por cinco dos grandes conglomerados de tecnologia – incluindo além do Facebook a Apple, o Google, a Microsoft e o Twitter – e que busca aumentar o número de conexões entre os principais serviços e plataformas online a partir de um código-fonte comum.

Esta parceria é justo o que leva a empresa de Mark Zuckerberg a declarar que o link com o Google Fotos é o primeiro de vários serviços de armazenamento de registros visuais que ela planeja implementar nos próximos meses – ainda que nomes não tenham sido divulgados.

O novo recurso obviamente vem para ajudar os usuários a criar fontes de backup para suas fotos postadas na rede social, mas o TechCrunch questiona se a função não aumentaria o acesso do Facebook a novos dados do usuário para aumentar as capacidades de seu sistema de anúncios direcionados. Mas como bem fica claro no anúncio, a capacidade de transferir arquivos para outra companhia oferece quase riscos nulos da plataforma conseguir informações adicionais sobre seus usuários que eles já não tenham.

Compartilhe: