apple-music-awards

Apple anuncia prêmio de música – com evento e troféu físico

Das 5 categorias presentes no Apple Music Awards, Billie Eilish ficou com 3, incluindo Artista e Álbum do Ano

por Soraia Alves

Sem muito alarde, a Apple anunciou um novo prêmio de música, mas que terá todas as pompas das premiações tradicionais, incluindo evento e troféu físico para os vencedores.

O Apple Music Awards será apresentado primeira vez já neste ano e conta com 5 categorias: Artista do Ano, Compositor do Ano, Artista Revelação do Ano, Música do Ano e Álbum do Ano. As 3 primeiras categorias são escolhas editoriais feitas pelos curadores internos de música da Apple, enquanto os 2 últimos são definidos com base em quantas transmissões eles alcançaram na Apple Music.

Os vencedores do primeiro Apple Music Awards também já foram revelados, seguindo basicamente a tendência do que as premiações de “melhores da música de 2019” deve entregar em quase todas as listas, com destaque para a jovem Billie Eilish, além da cantora Lizzo e do rapper Lil Nas X. A lista ficou assim:

  • Artista do Ano – Billie Eilish
  • Compositor do Ano – Billie Eilish
  • Artista Revelação do Ano – Lizzo
  • Álbum do Ano – “When We Fall Asleep, Where Do We Go?” – Billie Eilish
  • Música do Ano – “Old Town Road” – Lil Nas X

De acordo com Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music: “O Apple Music Awards foi projetado para reconhecer a paixão, energia e criatividade dos artistas favoritos do mundo. O grupo musicalmente diversificado de vencedores inaugurais provocou uma profunda conversa social, influenciou a cultura e inspirou nossos clientes em todo o mundo. Não poderíamos estar mais animados para celebrá-los”, explica.

Esse é mais um sinal de que a empresa reconhece o quanto a música é uma parte essencial de sua identidade. Vale lembrar que além da Apple Music e de produtos icônicos como o iPod, a Apple também já teve o seu próprio festival de música, o antigo iTunes Festival, realizado por 10 edições até 2016, em Londres.

Os premiados no Apple Music Awards serão homenageados em um evento especial que acontece amanhã, 04/12, no Steve Jobs Theatre. Na ocasião, os vencedores receberão um troféu considerável. A Apple queria que o prêmio incluísse seus materiais típicos: vidro polido, alumínio escovado e, sim, silício. O silício é refinado e purificado em um processo que deixa o material em forma de um cilindro pesado, e foi esse cilindro com diâmetro de 30 cm que inspirou os designers da empresa no desenvolvimento do troféu.

O processo de design é explicado com alguns detalhes na parte de trás do prêmio, portanto, para descobrir mais, tudo o que você precisa fazer é ganhar um. No geral, o troféu ficou parecendo um alto-falante moderno, o que faz sentido.

A Apple transmitirá um show exclusivo da Billie Eilish, direto do evento, a partir das 23h30 de amanhã (04/12).

Compartilhe: