Post mais popular no Reddit em 2019 foi um protesto contra a censura chinesa e a incoerência da própria plataforma

Post mais popular no Reddit em 2019 foi um protesto contra a censura chinesa e a incoerência da própria plataforma

Post com a famosa foto "Tank Man", dos protestos na Praça da Paz Celestial, foi uma forma de reclamação contra o investimento da chinesa Tencent no Reddit

por Soraia Alves

Em fevereiro de 2019, o Reddit recebeu uma rodada de investimentos no valor de US$ 300 milhões. Porém, a atuação da empresa chinesa Tencent em parte desses investimentos deixou muitos usuários da plataforma irritados, uma vez que a Tencent opera dentro dos moldes da censura do governo chinês, enquanto a base do Reddit é a liberdade de expressão.

Como protesto à contradição da própria plataforma, um post com uma foto dos protestos da Praça da Paz Celestial de 1989, evento cujas informações e menções são até hoje censuradas pela China. E foi esse o post mais popular do Reddit neste ano.

Given that reddit just took a $150 million investment from a Chinese censorship powerhouse, I thought it would be nice to post this picture of “Tank Man” at Tienanmen Square before our new glorious overlords decide we cannot post it anymore. from r/pics

“Como o Reddit acabou de receber um investimento de US$ 150 milhões de uma central de censura chinesa, pensei que seria legal exibir essa foto de ‘Tank Man’ na Praça Tiananmen antes que nossos novos senhores gloriosos decidam que não podemos mais publicá-la”, é a legenda da foto publicada por u / FreeSpeechWarrior.

A foto conhecida como “Tank Man” mostra um manifestante solitário bloqueando um comboio de tanques perto da Praça da Paz Celestial, em Pequim, e tornou-se um símbolo para os manifestantes da época, a maioria estudantes, que defendiam a liberdade de expressão e liberdade de imprensa na China. Agora, 30 anos depois, a foto ainda é vista como um símbolo de protesto online contra a censura chinesa.

Vale ressaltar que o reddit não é a única empresa a receber investimentos recentes da chinesa Tencent. Nomes como Spotify, Epic Games e Snap também receberam financiamento da empresa e, até agora, não tiveram nenhum problema com a censura.

Compartilhe: