Mais de 267 milhões de usuários do Facebook nos EUA tiveram dados vazados em dezembro

Mais de 267 milhões de usuários do Facebook nos EUA tiveram dados vazados em dezembro

Quebra de privacidade se deu graças a criminosos vietnamitas e deixou informações dos perfis acessíveis por duas semanas em fórum

por Pedro Strazza

Mais um dia, mais um caso de vazamento de dados no Facebook. Um estudo recém lançado da Comparitech e o pesquisador de segurança Bob Diachenko revela que a rede social de Mark Zuckerberg deixou exposto online as informações de cerca de 267 milhões de usuários nos EUA, incluindo coisas como números de telefone, nomes e IDs.

Segundo o relatório (que você pode ler na íntegra aqui), a quebra de privacidade se deu devido ao que é definido como “uma operação ilegal de sucateamento ou abuso do API do Facebook” por meliantes do Vietnã, que começou no dia 4 dezembro e seguiu aconteceu até o último dia 18. Embora o acesso agora esteja devidamente inviabilizado, ele chegou a ser compartilhado em um fórum de hackers durante o período.

Procurado pelo Engadget, um porta-voz do Facebook declara que a empresa “está analisando o ocorrido”, mas que acredita que as informações obtidas no vazamento foram conseguidas a partir de alterações promovidas pela companhia nos últimos anos justamente “para melhor proteger os dados das pessoas”.

O caso é apenas mais um capítulo no longo histórico da companhia com a falta de segurança de dados de sua extensa base de usuários. Não são poucas as ocorrências desde o escândalo do Cambridge Analytica, sendo que o último é de setembro e envolveu dados de 419 milhões de perfis.

Compartilhe: