marighella-estreia-brasil

“Marighella” finalmente ganha data de estreia no Brasil: 14 de maio

Longa dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge deveria ter chegado aos cinemas brasileiros em novembro

por Soraia Alves

Depois de uma gigantesca burocracia carregada de questões políticas que cancelaram a estreia de “Marighella” no Brasil, o filme de Wagner Moura que traz Seu Jorge no papel principal, finalmente ganhou uma data para chegar aos cinemas brasileiros: 14 de maio.

O filme, já exibido no ano passado em festivais internacionais como Berlim, Hong Kong e Havana, teve a estreia no Brasil marcada para novembro de 2019, mas a data foi cancelada depois que a Ancine negou os dois pedidos de liberação feitos pela produtora O2. O longa, então, ficou sem uma data oficial para chegar aos cinemas do país.

Recentemente, em entrevista a Leonardo Sakamoto, Wagner Moura afirmou que “Marighella” foi vítima de censura pela Ancine: “Como grande empresa, a O2 não pode chegar e dizer que a Ancine censurou o filme. Mas eu posso. Sustento o que já disse. É uma censura diferente, mas é censura, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não há uma ordem transparente por parte do governo para que isso aconteça, no entanto já vimos Bolsonaro publicamente dizer que a cultura precisa de um filtro. E esse filtro seria feito pela Ancine”, disse o diretor e roteirista do filme.

Baseado no livro “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, do jornalista Mário Magalhães, o filme mostra a trajetória do guerrilheiro baiano Carlos Marighella entre 1964 e 1969, conhecido com um dos períodos mais duros da ditadura militar no Brasil. Além de Seu Jorge como protagonista, o elenco conta com Adriana EstevesHumberto Carrão e Bruno Gagliasso.

“Marighella” chega aos cinemas do país com distribuição da Paris Filmes.

Compartilhe: