cerebro3db9

Google cria o maior modelo 3D de um mapa cerebral em alta definição já feito

Cérebro de uma mosca foi apresentado com detalhes em projeto feito em parceria com cientistas da Virgínia

por Matheus Fiore

Cientistas do Google e do campus de pesquisa Janelia, na Virgínia, criaram o mais detalhado mapa 3D e em alta definição de um cérebro já visto. O modelo foi feito com 20 milhões de sinapses, conectando 25 mil neurônios do cérebro de uma mosca.

Como comentou o The Verge, ainda que seja o mapa cerebral de uma mosca, o modelo 3D é um marco para a história da ciência. Usando técnicas de detalhamento de imagens, o mapa, conhecido como connectome, cobre o equivalente a um terço do cérebro do inseto. Até hoje, apenas um único organismo, uma lombriga, teve seu cérebro inteiramente mapeado dessa forma.

Juntamente ao anúncio, foi divulgado um vídeo que mostra o modelo. O vídeo nos informa sobre especificidades do cérebro da mosca, além de fazer um passeio por todas as regiões de seu cérebro com imagens em alta definição das áreas mapeadas.

Apesar da inovação, o projeto connectome não é uma unanimidade no meio científico. Enquanto muitos cientistas enaltecem os modelos em 3D pela facilitação que eles trazem ao se estudar um cérebro, há também muitas críticas pelo fato de ser um grande investimento que não traz retornos que sejam de fato impactantes para a comunidade científica.

Compartilhe: