ILGA cria ação que literalmente “tira do armário” público LGBTI+ em Portugal

"Coming Outdoor" busca comemorar a diversidade pela ocupação do espaço público de Lisboa

por Pedro Strazza

Em tempos nos quais os movimentos de ódio ao público LGBTI+ conseguiram chegar aos principais cargos públicos de diferentes países e buscam restabelecer novas ondas de preconceito a esta população, a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Interssexuais (ILGA) que é a principal organização de apoio à comunidade na Europa decidiu lançar uma nova campanha que celebra o orgulho de uma forma que combate diretamente as novas ondas de opressão no mundo.

Criado em parceria com a FCB Lisboa, ação “Coming Outdoor” no caso materializa nas ruas esta luta com um outdoor posicionado nas ruas de Lisboa, em Portugal. “Outdoor” que no caso é um imenso caixote que serve para o público LGBTI+ passante sair do armário imposto pelos opressores e reafirmar aos olhos do mundo sua identidade com determinação.

A ideia é justamente trazer para as ruas o sentimento de orgulho da comunidade, dado que diariamente o público LGBTI+ precisa enfrentar o preconceito que busca fazê-lo esconder sua identidade para reforçar uma “normalização” que não faz o menor sentido. De acordo com a FCB Lisboa na divulgação da ação, “milhares de pessoas saíram do armário comemorando a diversidade e ocupando o espaço público com todas as formas de amor.”.

O video case acima dá mais detalhes sobre a campanha da ILGA, mas vale ouvir as declarações do público que passou pela experiência porque sua alegria exprime parte da luta em foco. “Nós saímos do armário não porque nós entramos nele, mas porque construíram um armário em torno da gente” diz um dos cidadãos em determinado momento, numa fala que parece resumir bem o sentimento expresso pela ação.

Compartilhe: