Bairro holandês propõe um carro compartilhado para cada 3 famílias

Projeto ainda prevê transformar o que atualmente é um parque comercial em um espaço com 6 mil habitações

por Soraia Alves

A cidade de Utrecht, na Holanda, está testando um novo formato de mobilidade a fim de contribuir para um menor fluxo de carros nas ruas. A proposta aplicada ao bairro de Merwede é o uso de um carro compartilhado para cada 3 famílias.

O lugar já tem um histórico de pensar nos pedestres e, assim como toda a Holanda, incentiva o uso de bicicletas como principal meio de transporte. Ainda assim, o número de veículos na cidade cresceu bastante nos últimos anos, passando a ocupar boa parte dos espaços públicos, como na maioria das cidades do mundo.

A experiência criada em Merwede, bairro que abriga 12 mil pessoas no sudoeste de Utrecht, traz foco total para pedestres e ciclistas, além de um serviço de transporte público que se conecta a todas as partes da Holanda. O grande diferencial do projeto é uma frota de carros e bicicletas compartilhados disponível para todos os moradores. Em vez de um (ou vários) carros por família, enchendo as ruas com congestionamentos e vagas de estacionamento, Merwede terá um carro para cada 3 famílias.

De acordo com Marco Broekman, arquiteto cuja empresa liderou o projeto do plano urbano no bairro, muitos holandeses ainda estão presos à ideia de ter 1 ou 2 carros, mas as novas gerações têm uma mentalidade diferente em relação aos carros: “Ao ter essa área livre de carros, podemos projetar espaços sem as regras para os veículos e, assim, focar no essencial para uma área com qualidade do espaço público, espaços verdes, biodiversidade, adaptação climática e locais de encontro para interação social”, explica. “Queremos estabelecer um padrão para novos bairros de alta densidade e definir as condições certas para que as pessoas possam mudar seu comportamento; de um carro dependente de meios de transporte mais sustentáveis ​​e saudáveis​​”, completa o arquiteto.

O projeto ainda prevê transformar o que atualmente é um parque comercial cheio de escritórios em um espaço com 6 mil habitações. Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda, lar da maior universidade do país e é um espaço central de transporte para o país. Se tudo correr como o planejado, os primeiros residentes do nov espaço poderão se mudar já em 2024.

Compartilhe: