googlechrome

Google Chrome vai bloquear anúncios inconvenientes ou intrusivos em vídeos

Decisão também vale para o YouTube e deve banir do navegador entre outros a publicidade que não permite o descarte após segundos anos de visualização

por Pedro Strazza

O Google Chrome está tomando decisões mais ríspidas no tocante à publicidade em seu navegador. Depois de confirmar em janeiro que passaria a banir o uso de cookies de terceiros na plataforma, o browser do Google anunciou nesta quinta-feira (6) que vai começar a bloquear anúncios veiculados em vídeo e de formatos hoje tradicionais, como os de “mid-roll” (que surgem no meio da exibição do conteúdo).

De acordo com o The Drum, a medida está sendo implementada pela companhia para atender à Coalition for Better Ads, um pacto formado em 2016 por empresas como o Google, o Facebook, a Unilever e a P&G para melhorar a inserção de anúncios no meio digital – em especial vídeos do chamado “formato curto” para o desktop, mobile web e dentro de aplicativos. Além do mid-roll, o banimento vale para anúncios que tomam mais de 20% da publicação e com mais de 31 segundos que não podem ser pulados após um período de 5 segundos.

Previsto para entrar em vigor no dia 5 de agosto, a decisão também vale para o YouTube e seguirá o modelo do Better Ads Standards, um documento estipulado pela coalizão para definir que publicidade é e não é intrusiva ao usuário com base em entrevistas com mais de 45 mil consumidores virtuais ao redor do globo. Em um post no blog oficial do browser, o gerente de produto Jason James escreve que a medida busca “expandir as proteções do usuário” em todos os países onde o Google atua.

O anúncio surpreende muito porque o Google divulgou esta semana que seu faturamento com o YouTube chega à casa dos 15 bilhões de dólares graças em parte ao alto retorno da plataforma com publicidade – só nos últimos três meses o site gerou 5 bilhões de dólares em receita com anúncios. É apenas lógico que a companhia deva tomar um prejuízo grande ao buscar proporcionar uma experiência mais sadia a seu usuário em todos os seus produtos.

Compartilhe: