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Ask Me For More

por Carlos Merigo

Eu sempre fui fã das campanhas publicitárias da Pepsi, ainda mais quando ela opta pelo “hard-sell”, atacando sua concorrente Coca-Cola.

Quem não é publicitário não tem obrigação de saber, por isso vou explicar. “Hard-Sell” trata-se de propaganda comparativa. É o mais explosivo e radical argumento publicitário de persuasão: citar explicitamente o concorrente, com todas as letras, a fim de provar que seu produto, e não o dele, é melhor.

É uma decisão polêmica e geralmente resulta em brigas na justiça, além de ser uma forma de propaganda proibida em diversos países. Mas não há como negar, o “hard-sell” é muito divertido e a Pepsi sempre foi mestre nisso.

Porém, o novo comercial da Pepsi que estreou em toda Europa nesta semana, não usa o “hard-sell” como argumento. A estrela principal é novamente o futebol, tema que a Pepsi vem adotando em grande parte de seus anúncios.

A grande diferença, é que agora a campanha adere a uma temática de faroeste. Intitulado de “OK Corral”, o comercial é simplesmente uma super-produção, contando com a participação dos principais jogadores do Manchester United da Inglaterra e do Real Madrid da Espanha.

David Beckham, Ryan Giggs, Gary Neville, Ole Gunnar Solskjaer, Juan Veron, Roberto Carlos, Rivaldo, Iker Casillas, Fernando Hierro e Raul Gonzalez, todos eles estrelando o anúncio, numa espécie de duelo entre Manchester e Real Madrid.

O spice-boy Beckham pede uma Pepsi num típico “saloon” do Velho Oeste, mas logo é provocado por Iker Cassilas, o goleiro do Real. Os dois vão para fora se duelar. De que maneira? Em uma cobrança de penâlti!

É claro que tem o elemento surpresa, aliás, são dois elementos surpresas. Além disso, a fotografia amarelada envelhece o filme, deixando apenas a garrafa de Pepsi em cores vivas. Não deixe de notar também um cartaz colado na entrada do “saloon” que diz: “Wanted Rivaldo”.

No final fica claro que o comercial terá algumas continuações, trata-se da campanha “Ask For More” da Pepsi, que inclue mais uma tonelada de ações promocionais. O diretor do anúncio é Tarsem Singh, que entre outras coisas já dirigiu o ótimo filme “A Cela” com Jennifer Lopez e o clipe “Losing My Religion” do R.E.M.

O vídeo está disponível para download em duas versões no site da Pepsi, recomendo baixar a versão integral de 2 minutos de duração. Clique aqui para acessar o site,

Ah, não posso deixar de lembrar que um novo anúncio da Pepsi também estreou no Brasil. É aquele dos monges, que fazem diversos rituais e um deles é beber Pepsi e ter uma marquinha curiosa na testa. Porém, achei esse com os jogadores do Manchester e do Real bem mais interessante, com mais “appeal”. Se é que você me entende…

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