Comercial de companhia aérea escandinava questiona identidade da região e sofre ataques da extrema-direita • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Comercial de companhia aérea escandinava questiona identidade da região e sofre ataques da extrema-direita

Vídeo da SAS gerou ira de partidos anti-imigrantes e ameaça de bomba em agência por mostrar que a rica cultura da região é fruto do contato com outros países

por Pedro Strazza

Companhia áerea multinacional que atua na Suécia, Dinamarca e Noruega, a Scandinavian Airlines (SAS) esta semana lançou uma nova campanha publicitária que acabou gerando a ira da ala de extrema-direita da região. O motivo é o ângulo do principal comercial da ação, cujo título já entrega a principal desconstrução promovida: o que de fato configura algo como escandinavo?

No original “What is truly Scandinavian?”, a peça de quase três minutos preparada pela agência dinamarquesa &Co é todo preparado em cima do questionamento, que se repete para todos os itens que o mundo geralmente associa à região e mostra como estes no fundo vieram de outras regiões. “Nós pegamos tudo que gostamos em nossas viagens, ajustamos um pouco aqui e ali e ele logo se torna em algo unicamente escandinavo” anuncia o locutor no anúncio, que termina mostrando imagens da recepção de turistas e cidadãos de diferentes origens nos aeroportos dos três países e pregando uma mensagem de união mundial – confira acima o vídeo na íntegra.

Apesar da beleza do comercial, ele não foi nada bem recebido pelos partidos anti-imigração da região, que passaram a encher as redes sociais de críticas à campanha e à marca – até o momento, o vídeo possui quase 600 mil visualizações e 75 mil dislikes no YouTube. A alegação movida por estes grupos é de que a peça seria “desrespeitosa” à cultura escandinava.

A pressão foi tamanha que a SAS em menos de 24 horas retirou do ar e lançou novamente (em uma versão mais “compacta”) o anúncio, alegando que o volume de reações à campanha nas redes sociais sugere que a publicação foi “alvo de um ataque”.

A empresa não deixou de mostrar orgulho pelo comercial, porém. “As experiências que nós trazemos de nossas viagens nos inspiram como indivíduos, mas também nossa sociedade” escreve a SAS numa declaração oficial sobre o caso, onde também comenta que “É uma pena que o filme seja mal compreendido, que alguns tenham escolhido interpretar e usar a mensagem para seus próprios fins”.

Quem também tem sofrido retaliações é a &Co, que foi responsável pela criação da peça. O The Guardian reporta que uma rua no centro da cidade de Copenhage foi fechada brevemente na tarde de quinta-feira (13) após a empresa ter recebido uma ameaça de bomba por e-mail e a polícia ter realizado uma investigação de segurança no prédio para garantir que não houvesse possibilidade de atentado.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro