Acredite se quiser: vem aí o Golden Mics, o “Oscar” dos podcasts

Concebido por grupo de produtoras que inclui o Spotify e a Sony, primeira edição da premiação deve acontecer já em 2021 na cidade de Los Angeles

por Matheus Fiore

Depois de muitos anos sendo apenas uma mídia independente na internet, os podcasts finalmente começaram a ganhar reconhecimento na última década graças a uma maior disseminação e investimento de programas pelas mãos de canais mainstream como do Spotify ou do Google.

Agora, um novo passo foi dado nessa consolidação do podcast como uma mídia de peso. Uma parceria entre empresas que trabalham com podcasts criou o Golden Mics, que é algo como o Oscar dos podcasts. Spotify, NPR, PRX, Sony Music Entertainment e Wondery são os nomes por trás da iniciativa.

A Academia de Podcasts pretende fazer com que a premiação dos Golden Mics seja anual, e terá sua primeira edição em 2021 em Los Angeles, mesma cidade que abriga também o Oscar e várias outras premiações de cinema e música. Segundo a Variety, o prêmio terá diferentes categorias, a fim de abranger toda a riqueza e variedade dos diferentes formatos e propostas de podcasts.

Apesar de não ser mencionado, é evidente que a premiação se limitará aos podcasts em inglês. Afinal, diferente de um filme, ao qual você pode assistir legendado, o podcast é apenas áudio, e é bastante improvável que os votantes ouçam podcasts em outros idiomas. Portanto, não vamos poder sonhar com um “Parasita” dos podcasts levando o Golden Mics.

Compartilhe: