Para o Carnaval, Nubank lança movimento de segurança para combater golpe de troca de cartões

Empresa distribuí cartelas com adesivos para que usuários de cartões possam identificá-los e irem mais tranquilos às festas durante o feriado do Carnaval

por Soraia Alves

Para evitar que a folia seja transformada em frustração, o Nubank lidera o movimento #FantasieSeuCartão, uma ação de segurança para que os foliões se protejam contra o golpe da troca de cartões, que nesta época do ano costuma ser muito aplicado. Para isso, a fintech incentiva: se você for usuário de qualquer cartão de débito ou crédito, independente da bandeira ou de qual for o emissor, quando for se fantasiar para se divertir no Carnaval, fantasie também o cartão.

“Aqui no Nubank, enxergamos a segurança como atributo fundamental, sobretudo porque tratamos das finanças das pessoas. Com esta ação, de uma forma divertida, queremos conscientizar e ajudar todos os usuários de cartão a se protegerem no Carnaval contra um golpe que é comum de ser aplicado nesta época do ano”, explica Camila Mazini, executiva líder de marketing do Nubank.

O golpe da troca do cartão, em geral, acontece na hora da compra. O golpista se aproveita da distração do cliente, que digita sua senha no campo do valor. Alegando algum tipo de falha na transação ou problema na maquininha, esse é o momento em que o bandido costuma realizar a troca do cartão e devolve à vítima um similar ou até do mesmo banco. Com a senha e cartão original do cliente em mãos, é efetuada a transação no valor que o golpista desejar.

Uma maneira de combater o golpe é personalizar o cartão – de modo que fique mais fácil sua identificação, dificultando bastante a vida do golpista que tenta efetuar a troca. Para auxiliar nesse processo, o Nubank convida os foliões a comparecerem à sua sede, no bairro de Pinheiros (São Paulo/SP). Durante todo o dia 20, serão distribuídas – gratuitamente e sujeitas a esgotamento – cartelas com divertidos adesivos para que usuários de cartões possam identificá-los e irem mais tranquilos às festas durante o feriado do Carnaval.

Para personalizar o cartão, além de eventuais desenhos ou textos feitos com canetas marcadoras com ponta de feltro, o tipo de adesivo mais recomendado é o removível, que não deixa resíduos de cola ao retirar. Ao colar algum adesivo no cartão, é importante optar por aqueles que sejam de baixo relevo para não haver problemas na hora de inserir na maquininha.

Para qualquer tipo de personalização, é altamente recomendável que não se faça qualquer aplicação nas áreas ocupadas pelo chip e pela tarja magnética. Confira mais dicas e cuidados aqui para fantasiar o seu cartão sem prejudicar a sua utilização.

Compartilhe: