Spotify estreia interface minimalista em atualização para iPhone

Mudanças incluem reorganização e simplificação visual das opções da plataforma para universalizar a experiência do usuário com o streaming

por Pedro Strazza

O Spotify anunciou nesta quinta-feira (27) o lançamento de uma atualização de seu aplicativo para o iPhone que inaugura uma nova interface do serviço de streaming. A inspiração minimalista é evidente nesta versão da plataforma, que a companhia afirma ter aplicado para tornar o app uma experiência mais acessível para usuários ao redor de todo o globo.

As mudanças no geral eliminam até onde é possível o uso de palavras para ativar as funções da plataforma, incluindo aí o “shuffle play” cujo botão agora é um simples botão verde que engloba a ativação da faixa e o modo aleatório. O serviço também reorganizou visualmente determinados elementos de acordo com afinidade, incluindo as opções de curtida, execução e download que agora estão todos reunidos em uma mesma barra horizontal. A ferramenta de baixar músicas também ganhou um ícone novo, aliás, um que é idêntico ao usado pelo Spotify para identificar os episódios de podcasts que foram salvos no celular para se ouvir sem uma conexão com a internet.

O novo botão de play do Spotify

Outra alteração importante são as próprias faixas, que agora exibirão as capas dos álbuns em todas as seções exceto quando o usuário estiver acessando as canções de um disco. A ideia, segundo o Spotify em seu blog oficial, é facilitar ao usuário o ato de procurar músicas específicas quando navegando pelas páginas, o que justifica o ato da companhia também acrescentar um marcador de curtida nas capas das faixas adicionadas pela conta.

A atualização já está disponível para todos os usuários de iOS, incluindo donos de contas grátis e Premium. O Spotify ainda não divulgou quando estas alterações serão aplicadas para o Android.

Compartilhe: