Em boicote à mudança na linha editorial da revista, todos os jornalistas da Cahiers du Cinéma pediram demissão • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Em boicote à mudança na linha editorial da revista, todos os jornalistas da Cahiers du Cinéma pediram demissão

Posicionamento da ex-equipe acontece em um momento delicado para o jornalismo mundial, com inúmeros casos de censura e a quase extinção de um jornalismo crítico

por Soraia Alves

Toda a equipe de jornalistas da Cahiers du Cinéma pediu demissão depois que a revista francesa foi comprada e os novos acionistas anunciaram uma mudança na linha editorial da publicação.

De acordo com a Agence France Presse, os 15 funcionários optaram pela demissão coletiva após a venda recente da revista que, segundo o comunicado, criou “um conflito de interesses para a publicação crítica”. Os novos donos, incluindo 8 produtores de cinema, desejam “suavizar” as avaliações da Cahiers, transformando os artigos em leituras mais acessíveis, o que é bem diferente da tradicional abordagem das edições mensais da revista, conhecida por artigos sempre muito críticos e profundos com avaliações socioculturais bem mais amplas que apenas a análise de um filme.

A venda da revista foi realizada por Richard Schlagman, ex-proprietário da editora Phaïdon e atual dono do jornal Le Monde. Cerca de 20 acionistas compõem o grupo de novos chefes da Cahiers, entre eles proprietários de canais de TV a cabo, banqueiros, empresários e produtores de filmes. “Nos anos 50, a revista foi fundada para fazer guerra ao cinema francês. Agora, os novos proprietários querem fazer com que seja sobre resenhas ‘chiques’ e ‘cordiais’, é um absurdo absoluto”, disse Jean-Philippe Tessé, vice-editor e jornalista de Cahiers por 17 anos.

Ao Le Monde, os novos acionistas negam que tenham instruído qualquer mudança radical na revista. Nos últimos anos, as vendas da Cahiers du Cinéma caíram, mas não de forma tão drástica quanto o sofrido por outras publicações ao redor do mundo. A média passou de 15 mil cópias vendidas em 2015 para 12 mil em 2019.

A atitude dos jornalistas acontece em um momento complicado para o cinema na França, especialmente após a polêmica sobre a participação de Roman Polanski no César Awards, premiação na qual o diretor recebeu 12 indicações pelo filme “O Oficial e o Espião”. Mais ainda, o posicionamento da ex-equipe da Cahiers acontece em um momento delicado para o jornalismo mundial, com inúmeros casos de censura e a quase extinção de um jornalismo crítico que não seja ditado pelos interesses de empresários e grandes corporações.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro