China testa utilizar inteligência artificial para prever terremotos

China testa utilizar inteligência artificial para prever terremotos

Governo vai testar novidade em regiões específicas e, caso os resultados agradem, a tendência é que projeto seja expandido para todo o país

por Matheus Fiore

A China é um dos países mais propensos a terremotos do mundo. Para lidar com essa questão, o governo está criando uma alternativa ao uso de profissionais humanos: o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial para prever atividade sísmica.

Segundo o TheNextWeb, o sistema foi desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China e está sendo testado nas províncias de Yunnan e Sichuan, no sudoeste da China. A região é uma das mais afetadas do país.

A novidade pode ajudar a reduzir os danos de futuras atividades sísmicas. O principal avanço é o aviso com mais antecedência sobre a chegada de terremotos, permitindo que as cidades se preparem melhor para proteger seus cidadãos e estruturas.

Uma pesquisa do The Geological Survey mostra que prever terremotos ainda é uma tarefa bastante difícil, mesmo com todos os avanços tecnológicos dos últimos anos. Cientistas não puderam prever os grandes terremotos até então, apenas estimar a probabilidade de acontecerem em uma determinada área e em um determinado espaço de tempo.

Com o uso da inteligência artificial, softwares poderão trazer inovações na área e, caso o projeto seja bem sucedido, pode se tornar um marco para o estudo de atividades sísmicas. A China testará a novidade em regiões específicas e, caso os resultados agradem, a tendência é que o projeto seja expandido para todo o país.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link