"Rede pirata" de streamings brinca com dilema atual do excesso de conteúdo disponível • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

“Rede pirata” de streamings brinca com dilema atual do excesso de conteúdo disponível

All The Streams busca tornar evidente os problemas da fragmentação de canais e multiplicação do que se assistir na era do streaming

por Pedro Strazza

O advento do streaming pode ter vindo para solucionar o velho problema de “falta do que ver” e disponibilizar conteúdo suficiente para ser assistido quando e onde o espectador bem quiser, mas sua libertação também trouxe uma nova dificuldade ao público: o excesso de coisa e canais para se assistir.

Parece algo bobo – especialmente se considerar as grandes dificuldades passadas nas últimas décadas para se facilitar o acesso a filmes e séries – mas a verdade é que quase todo mundo já passou por este apuro. Com tantos serviços lançados ou prestes a chegarem ao mercado, não apenas multiplicou-se o número de produções sendo disponibilizadas ao espectador (ou usuário, para ficar no termo da moda) como perdeu-se a unidade até então vigente do meio onde se podia consumir estes conteúdos.

Escolher algo para se assistir tornou-se um processo de escolha complexo: há muito para se ver e também muitos canais para se acessar no intuito de ver alguma coisa, e a quantidade de decisões a serem feitas é exaustiva por natureza a qualquer um que decidiu fazer isso antes de tudo para… relaxar. Talvez fosse mais fácil o sistema antigo, quando a programação da TV era quem definia o que seria assistido naquela ocasião.

Esta constatação levou a MSCHF, empresa especializada em ações virais, a lançar na rede um novo stream pirata cujo propósito é justamente de devolver ao público esta casualidade. Intitulado All The Streams, o site tem a aparência de um televisor antigo e permite que o usuário alterne entre seis canais distintos – Hulu, Disney+, Netflix, HBO Now, Amazon Prime Video e Showtime – que transmitem conteúdos presentes nestas plataformas em caráter aleatório. Assim, se você selecionar por exemplo o Disney+, você vai cair em algum filme já na metade como “Monstros S.A.” (incluindo aqui no Brasil, onde a plataforma não está disponível); se a escolha for o Hulu, é possível se deparar com um episódio de “The Office” em andamento, e por aí vai.

Embora a MSCHF confirme que ela esteja pagando as assinaturas de todos os streamings, é evidente que o site seja pirata pelas questões de transmissão imprópria de produções com direitos autorais. A meta do All the Streams não é lucrar, porém, mas tornar evidente um problema decorrente desta questão de excesso: a pirataria vence nestes momentos onde o meio se encontra desordenado, e essa métrica vale para o streaming.

“Quando a mídia se torna inacessível, a pirataria triunfa novamente, do limite de uma hora para música pop da BBC dos anos 60 até a tirania do MP3 da loja do iTunes nos anos 2000” escreve o diretor criativo da MSCHF Kevin Wiesner ao The Verge, ao qual também comenta que o All The Streams vem “em resposta à fragmentação” do que ele define como “paradigma do jardim de muralhas” dos serviços online de streaming, onde se precisa pagar uma mensalidade a infinitas empresas para se ter acesso a tudo que se quer.

É um alarde com fundo de razão. Além dos preços do mercado virem subindo de tempos em tempos, uma pesquisa no ano passado mostra que a prática de compartilhar senhas de contas se tornou comum entre o público, até como forma de baratear o custo e permitir que todos aproveitem os conteúdos exibidos nestas plataformas.

O experimento está chamando bastante atenção, vale acrescentar. Na ocasião da publicação desta nota, o contador do All The Streams já registrava mais de 260 mil espectadores.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro