Cinemas nos EUA e no Canadá reduzem capacidade pela metade para evitar disseminação do coronavírus • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cinemas nos EUA e no Canadá reduzem capacidade pela metade para evitar disseminação do coronavírus

No Brasil, cinemas do Recife adotam medidas similares e governo do Rio de Janeiro suspendeu a operação das salas

por Pedro Strazza

[Nota atualizada com decisão do governo do Rio de Janeiro em fechar cinemas]

Depois de Hollywood em massa adiar os lançamentos das próximas semanas, agora é a vez das redes de cinema começarem a reagir à crise do coronavírus no esforço de conter a rápida disseminação do vírus. Enquanto China e Itália já fecharam as portas de suas salas, as maiores companhias do meio nos Estados Unidos e no Canadá por enquanto estão se atendo a medidas menos “drásticas” e reduzindo a capacidade das salas – uma manobra bastante similar à traçada inicialmente pelos italianos, que chegaram a operar com 30% da capacidade antes da quarentena.

Isso inclui a estadunidense AMC Theaters e a canadense Cineplex. Dona da maior rede de salas nos EUA, com 11 mil telonas espalhadas pelo país, a AMC anunciou nesta sexta (13) que vai manter seus estabelecimentos abertos durante este fim de semana, ainda que apenas com 50% da venda de ingressos. Nas palavras do CEO Adam Aron, a ação visa “facilitar a ‘distância social’ entre os clientes que ainda querem assistir os filmes”.

Já o Cineplex, dono de 1693 salas no Canadá, também decidiu pelo corte de 50% da quantidade de ingressos vendidos por sala sob as mesmas alegações de facilitar o distanciamento entre os espectadores. A companhia também confirmou nesta sexta que vai continuar “modificando a operação conforme o necessário” e em consulta com o Departamento de Saúde Pública do país.

Redes menores também seguem a mesma toada de limitar os ingressos para ficar de acordo com a recomendação de 2 metros de distância entre cada pessoa, incluindo a Bell Lightbox no Canadá e a Regal Cinemas nos EUA. Já a Alamo Drafthouse, companhia de salas de luxo com 20 estabelecimentos espalhados pelo território estadunidense, anunciou hoje que vai bloquear assentos vizinhos aos selecionados pelos clientes para garantir a segurança de seus espectadores.

Quem interrompe suas atividades são os cinemas de arte de Nova York. O Nitehawk Cinema – que opera duas salas no Brooklyn – confirmou na tarde desta sexta o encerramento de sua operação durante a crise, enquanto o MoMA e ao Anthology Film Archives paralisaram suas programações de cinema a partir desta semana.

O Brasil segue a passos dispersos na questão, neste meio tempo. No âmbito público, a manobra maior por enquanto vem do governo do Rio de Janeiro, que nesta sexta (13) proibiu a operação de cinemas e teatros como parte de um decreto de suspensão de aulas nas escolas e visitações a presos nas cadeias do estado. De acordo com a Exame, a realização de passeatas, shows, comícios e eventos científicos e esportivos também foram proibidas pela administração do estado.

[ATUALIZAÇÃO: 19h40] Em comunicado emitido no início da noite desta sexta-feira, a UCI Cinemas confirmou que irá fechar todos os seus estabelecimentos no Rio de Janeiro em respeito à decisão do governo do estado e seguindo diretrizes da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas. O anúncio foi feito nas redes sociais – confira abaixo.

O Espaço Itaú de Cinemas, por sua vez, anunciou nas redes sociais que vai operar suas unidades com apenas 60% de capacidade de suas salas de cinema. No comunicado, a companhia escreve que está instruindo os espectadores desacompanhados pessoas a manter “certa distância de outros frequentadores dentro da sala”. Leia abaixo a declaração na íntegra.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

No Recife, a Fundação Joaquim Nabuco é a única a suspender o funcionamento de cinemas, parte da decisão geral da organização sobre todas as suas atividades abertas ao público. A partir do sábado, 14 de março, o Cinema da Fundação, o Cinema do Museu e a Cinemateca Pernambucana ficarão fechados por tempo indeterminado.

A tendência é que a situação escale nos próximos dias, não apenas por conta do aumento de casos no país mas também porque a renda do circuito vem registrando recordes negativos cada vez maiores. Segundo o Filme B, os dias 5 e 12 de março se tornaram as piores quintas-feiras dos últimos quatro anos do mercado, somando respectivamente 95 mil e 86 mil ingressos vendidos em todo o país.

Vale ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta agora com 151 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus. Segundo médicos e especialistas em saúde, a melhor forma de evitar a doença e suprimir seu contágio é cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ao espirrar, evitando aglomerações e o contato com pessoas infectadas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.