Redação B9 indica: 10 apps para aliviar o isolamento social

Listamos alguns apps que têm ajudado bastante nesse período de quarentena

por Soraia Alves

Ficar em casa tem sido um desafio para grande parte da população que está praticando o isolamento social, mas é necessário, afinal, essa é a principal medida para evitar a propagação da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesse momento, o uso de aplicativos pode ajudar bastante nas mais diversas tarefas, seja para garantir uma rotina de exercícios, aprender novas receitas ou manter o contato com quem está longe.

Pensando nisso, a redação do B9 listou alguns apps que têm ajudado bastante nesse período de quarentena. Lembramos, ainda, que é essencial respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de todos os órgãos de saúde competentes: fique em casa!

Confira abaixo nossa seleção de apps para essa quarentena, e não deixe de contar nos comentários qual aplicativo tem sido o seu “melhor amigo” durante esses dias.

Houseparty

O que é? Disponível gratuitamente para Android, iOS, iPadOS e MacOS, o Houseparty é de propriedade da Epic Games, desenvolvedora do “Fortnit”. O app permite um grande “encontro online” com os amigos, sendo possível conversar através de vídeo, jogar em grupo, fazer testes, entre outros recursos. Desde o começo das quarentenas em diferentes países, o aplicativo tem sido muito procurado, somando mais de 2 milhões de downloads só na semana passada.

Por que usar? O Houseparty pode ser uma opção para garantir uma “festa” entre amigos. De maneira simples, é como fazer um hangout com seu grupo de amigos (até 8 pessoas), mas com a possibilidade de jogar e se divertir juntos com competições de desenho, conhecimentos gerais, entre outros. Pode ser uma alternativa para juntar a turma e festar.

Download aqui.

Netflix Party

O que é? Aplicativo grátis para o Google Chrome que sincroniza o consumo de conteúdos da Netflix em computadores e contas diferentes. É o “Vamos assistir juntos?” da era digital: o Netflix Party mantém a sessão simultânea mesmo quando o servidor de um dos envolvidos falha e cria até um chat que permite conversar enquanto o filme ou a série passa.

Por que usar? Em tempos de distanciamento social, a convivência com o próximo certamente é uma das ausências mais sentidas, incluindo a falta de companhia física para uma atividade tão simples quanto ver um filme. Por mais que um aplicativo não seja um substituto, o Netflix Party acaba sendo uma boa opção para suprimir temporariamente esse problema – até porque seu principal objetivo parece ser mesmo o de reforçar os laços, vide a ferramenta de chat.

Download aqui.

TikTok

O que é? Disponível gratuitamente para Android e iOS, o TikTok permite assistir, criar e compartilhar vídeos de 15 a 60 segundos – geralmente com uma trilha sonora de fundo – diretamente do seu smartphone. Inclusive, as dublagens engraças e criativas foram as responsáveis pelo boom do app, que no ano passado ultrapassou o número de downloads do Instagram.

Por que usar? Alívio cômico em meio à crise. O TikTok pode funcionar como um bom passatempo na hora do tédio. Entre um vídeo e outro, estão garantidas algumas risadas e até mesmo a descoberta de alguma música interessante. Também é possível criar desafios com os amigos, entre outras brincadeiras.

Download aqui.

Headspace

O que é? Aplicativo de meditação disponível para Android e iOS com diferentes opções adequadas a objetivos distintos – incluindo cenários como estresse de trabalho e concentração. Depois de duas semanas grátis, a plataforma cobra assinatura R$ 12,99 ao mês.

Por que usar? Um dos efeitos mais preocupantes do momento são as crises de ansiedade. Ficar em casa sem qualquer possibilidade de saída pode tornar a rotina difícil, e nessa hora a meditação surge como uma válvula de escape. A diversidade de oferta é o que torna o Headspace num ótimo candidato: apesar de um pouco caro, a possibilidade de customizar o exercício à realidade do momento já é em si um relaxamento, dando liberdade ao usuário de poder parar a qualquer momento para buscar concentração ou calma durante os dias mais complexos da quarentena.

Download aqui.

Nike Training Club

O que é? Também disponível para Android e iOS, o Nike Training Club é um aplicativo de exercícios que traz quase 200 treinos disponibilizados em grupos diferentes, como “grupo muscular” ou “tipo de treino”. A promessa do app é substituir um personal trainer presencial, inclusive criando treinos personalizados para cada usuário.

Por que usar? O NTC é uma das melhores opções para manter a rotina de exercícios em dia, mesmo dentro de casa. Com seu um layout intuitivo é possível criar treinos de acordo com a preferência de cada um. Além disso, como o app “fala com você”, fica mais fácil fazer os exercícios corretamente. Vale ressaltar que todas as opções do app são oferecidas de forma gratuita. O diferencial do plano premium (R$ 56,90) é o acesso a ainda mais treinos, aconselhamento profissional e um programa nutricional personalizado.

Download aqui.

JQBX

O que é? Aplicativo disponível para Android e iOS que permite ao usuário ouvir música simultaneamente com outras pessoas. Com versão web, a plataforma conta com chat, permite que amigos escolham as próximas faixas e traz opção de marcação da canção caso se queira adicionar posteriormente uma música em seu streaming de preferência.

Por que usar? Como o Netflix Party, o JQBX também é uma opção bacana na hora de preencher o vazio do distanciamento social, agora com a música ao invés do audiovisual. Mas vale o aviso: se o seu streaming é o Spotify, a conexão com app só vai funcionar até o dia 1° de julho, quando a plataforma vai encerrar a conexão com quaisquer apps de discotecagem de terceiros (e provavelmente lançar o seu próprio).

Download aqui.

Petitchef

O que é? O PetitChef é um aplicativo gratuito para Android e iOS com milhares de receitas disponíveis. Seu foco é facilitar o dia a dia de quem cozinha, além de oferecer ideias de pratos com os mais variados ingredientes. A busca pelas receitas podem ser feitas pelo nome do prato, pelo principal ingrediente utilizado , entre outros filtros.

Por que usar? Cozinhar todos os dias pode exigir muita criatividade de quem vai para a cozinha, por isso o app é uma ótima alternativa para variar o cardápio nesses dias em casa – com receitas que realmente qualquer um pode fazer. Outro diferencial do aplicativo é a disponibilização das informações nutricionais de cada prato, como quantidade de calorias, açúcar, etc, o que pode ser bem útil na hora de escolher uma opção mais saudável.

Download aqui.

Amazon Kindle

O que é? O Amazon Kindle é uma opção para colocar a leitura em dia. Disponível para Android e iOS, o aplicativo traz uma infinidade de eBooks, inclusive muito gratuitos em praticamente todas as categorias. Não à toa, este é um dos app de leitura mais famosos do mundo.

Por que usar? Embora o ideal seja ter um e-reader para baixar seus eBooks, com o Amazon Kindle você consegue garantir a leitura em qualquer plataforma, como smartphone e até mesmo no próprio computador. E já que estamos falando de opções para ocupar a mente durante a quarentena, nada melhor que descobrir novos livros.

Download aqui.

Bandcamp

O que é? O Bandcamp é uma plataforma de música disponível para Android e iOS, que tem como objetivo a divulgação de artistas independentes. Além do já conhecido streaming de músicas, ele oferece downloads de alta qualidade, desde lançamentos até pré-encomendas de álbuns.

Por que usar? Com o Bandcamp é possível descobrir sons e artistas diferentes, mas também é uma ótima oportunidade para ajudar financeiramente os artistas independentes que usam a plataforma como divulgação – e que também não estão ganhando dinheiro durante a pandemia graças ao cancelamento geral de shows e eventos.

Download aqui.

Shapp

O que é?Shapp (Android e iOS) tem em sua base 2 mil professores cadastrados, disponíveis para ensinar mais de 100 disciplinas diferentes. As aulas são interativas e sempre muito didáticas. Especialmente durante a pandemia de COVID-19, a plataforma não está cobrando a taxa de uso do aplicativo.

Por que usar? Tanto para quem ainda estuda quanto para aqueles que querem aprender algo novo, as aulas online são uma opção para ocupar o tempo e acumular conhecimento. Aprender nunca é demais não é! Vale ressaltar que a plataforma é bem segura, com uma verificação de todos dados dos professores cadastrados.

Download aqui.

Compartilhe: