Estrelas de “Contágio” participam de campanha de conscientização e prevenção do coronavírus nos EUA

Matt Damon, Kate Winslet, Jennifer Ehle e Laurence Fishburne relembram experiências na produção do filme para ajudar a espalhar informações de prevenção da atual pandemia

por Pedro Strazza

O momento é tão doido no globo graças à pandemia do coronavírus que, da noite para o dia, o filme de 2011 “Contágio” se tornou um dos títulos mais procurados no streaming. O sucesso não vem à toa, dado que no atual cenário as pessoas estão atrás de qualquer informação possível sobre a crise e o longa dirigido por Steven Soderbergh é todo feito em cima de um modelo muito fiel de como pandemias afetam a dinâmica social no globo inteiro – e se você quiser saber mais sobre isso vale a pena ouvir o Cinemático sobre a produção.

A fama do filme é tamanha que encorajou a faculdade de saúde pública da Universidade de Columbia a criar uma campanha de conscientização e prevenção da doença junto de alguns dos principais atores do elenco. A ação envolve uma série de vídeos estrelados até o momento por Matt Damon, Kate Winslet, Jennifer Ehle e Laurence Fishburne, que relembram suas experiências na preparação para o filme para dar dicas de como o espectador pode se manter seguro da pandemia. É quase como um “reunion” da produção, quase dez anos após o lançamento – e mais atores e atrizes devem aparecer na campanha nos próximos dias.

O bacana é que cada vídeo lançado pela Universidade de Columbia coloca um artista para abordar um lado diferente do tema. Damon, por exemplo, estrela a publicação “Ouça os especialistas”, no qual ele lembra de seu papel como cidadão afetado pela pandemia para reforçar o quão importante é o papel das autoridades de saúde na contenção:

Já Fishburne lidera o vídeo “O que podemos fazer agora”, onde relata que sua experiência no papel de uma autoridade médica do filme o ensinou que a melhor forma de combater a disseminação do vírus é ficar em casa – e assim interromper o fluxo maior de pessoas nas ruas.

Esse discurso é reforçado por Jennifer Ehle, que aproveita o papel de cientista que descobre a cura para o vírus no longa para tratar do processo de descoberta de uma vacina para o coronavírus.

Por fim, Winslet protagoniza o vídeo “Como a contenção da doença está nas suas mãos”, no qual ela fala sobre o que é talvez o item mais importante da prevenção: lavar as mãos!

Vale ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta no momento de publicação da nota com 3098 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus. De acordo com médicos e especialistas em saúde, a melhor forma de evitar a doença e suprimir seu contágio é cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ao espirrar, evitando aglomerações e o contato com pessoas infectadas, e lavando muito bem as mãos com frequência. No momento, o ideal é evitar sair de casa sem necessidade.

Compartilhe: