Canon resgata memória em mãe com Alzheimer por meio da fotografia

Vídeo é parte da campanha "Um Dia das Mães para recordar"

por Soraia Alves

Para o Dia das Mães deste ano, a Canon Brasil mostra como a fotografia é importante no resgate das memórias mantendo os elos familiares ainda vivos, mesmo em situações adversas.

O filme “Um Dia das Mães para recordar” traz as filhas de Therezinha Motta de Andrade contando como as fotografias ajudam a mãe, que tem Alzheimer há 11 anos, a relembrar momentos importantes: “Ela começa a olhar as fotografias… Passa horas, ela não fala nada, mas muitas das vezes ela chora”, conta Rose Andrade.

“Pra mim a fotografia é um dos instrumentos mais fortes para resgatar a memória”, diz a outra filha de Therezinha, Rosangela Andrade. Para ajudar a mãe, ela adaptou uma espécie de “Jogo da Memória”. Nesta versão, Rosangela leva Therezinha para fotografar momentos especiais. Enquanto a mãe está focada nos retratos, Rosangela faz imagens dela. Depois, todas veem as fotos e relembram os instantes importantes que passaram juntas.

“Quem tem um membro da família com Alzheimer ou conhece alguém que tenha a doença sabe como são especiais os momentos em que a memória busca lembranças. A fotografia é importante e necessária neste processo. Nossa campanha deste ano quis focar no papel da fotografia e na profundidade que o registro de um instante pode ter”, explica a gerente de Marketing da Canon do Brasil, Manuela Nobre.

A campanha é criação da Dentsu Brasil.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link