"Beastie Boys Story" é homenagem "palestrinha" a Adam Yauch • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Capa - “Beastie Boys Story” é homenagem “palestrinha” a Adam Yauch

“Beastie Boys Story” é homenagem “palestrinha” a Adam Yauch

Documentário nostálgico dirigido por Spike Jonze ressalta a amizade do trio, mas formato tira espontaneidade característica dos Beastie Boys

por Soraia Alves

Alguns artistas conseguem criar uma identidade tão única que é quase impossível desassociá-los da mesma. Esse é o caso dos Beastie Boys, tão icônicos e originais que qualquer tentativa de replicar suas peculiaridades sonoras e estéticas pode parecer patético. O mundo da música deve muito a eles, desde as bases para o rock alternativo até perspectivas irreverentes reproduzidas em clipes de outros artistas décadas depois. E é exatamente irreverência e espontaneidade que faltam em “Beastie Boys Story”, documentário dirigido pelo amigo de longa data da banda, Spike Jonze, e que estreou com exclusividade na Apple TV+.

O material gravado no Kings Theatre, um cine-teatro localizado no Brooklyn, mostra Adam Horovitz (Ad-Rock) e Michael Diamond (Mike D) comentando parte das histórias que relataram em “Beastie Boys Book”, livro lançado pelos dois integrantes do trio em 2018, seis anos depois da morte do amigo e terceiro membro da banda, Adam Yauch. O formato é realmente uma apresentação na qual Horovitz e Diamond contam suas lembranças, conferem fotos e vídeos no telão e interagem com os fãs.

Da esquerda para a direita: Adam Horovitz, Spike Jonze e Michael Diamond

É claro que há um sarcasmo embutido na imagem padrão assumida por Ad-Rock e Mike D no palco do teatro, tão diferente da postura abusada dos músicos no passado. É uma notória mensagem de que os tempos são outros e as coisas mudam.

Ainda assim, ver os Beastie Boys seguindo um roteiro do início ao fim não é exatamente o que você imagina sobre um documentário da banda, mesmo que os fãs não se importem realmente com isso.

É culpa do formato também que, em alguns momentos, sentimos que o texto não entrega exatamente tudo o que deveria ser dito, deixando a sensação de apenas uma mea-culpa. É o que acontece quando Ad-Rock aborda o tratamento dado à Kate Schellenbach (atualmente produtora do programa “The Late Late Show with James Corden”). Membro original da banda, Kate foi dispensada do então quarteto depois que eles assinaram com a Def Jam. Porém, ao mostrar cenas depois como a relação dos Beastie Boys com Russell Simmons e Rick Rubin se tornou conflitante, o peso das decisões até então recaí automaticamente mais sobre os produtores que sobre a banda.

Dos bons momentos do documentário, especialmente para os amantes de histórias que envolvem a criação de música, é prazeroso ver a construção de faixas como “Fight For Your Right”, “No Sleep Till Brooklyn” e, claro “Sabotage”, nascida praticamente inteira das linhas de baixo de Yauch. É também de se sair perguntando como e por quê o álbum “Paul’s Boutique” foi mal recebido pela crítica da época.

Mas “Beastie Boys Story” é mesmo uma grande homenagem a Adam Yauch – e esse é também o seu mérito. Todo o roteiro é construído para mostrar, entre a nostalgia de imagens antigas e reflexões, como Yauch era a mente criativa da banda, como suas ideias e incursões musicais influenciavam diretamente os discos e como também era ele o responsável por grande parte do visual inconfundível dos clipes.

A homenagem fica ainda mais clara quando chega o momento de contar sobre o último show realizado pelos Beastie Boys no festival Bonnaroo, em 2009. A emoção ali é realmente sobre a falta que o terceiro amigo faz na vida de Ad-Rock e Mike D. Yauch era mesmo especial e essa amizade sempre foi o que manteve a banda unida, mesmo com todos os elementos que podem fazer um grupo se separar – ou amigos que se conhecem tão jovens.

Para os fãs, duas horas de papo entre Ad-Rock, Mike D e um telão com certeza ainda será pouco. Mas para representar uma banda tão singular, “Beastie Boys Story” é trivial demais.

nota do crítico

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.