Twitter testa recurso que sugere a usuário repensar respostas ofensivas

Usuários do iOS já estão recebendo atualização com ferramenta experimental

por Matheus Fiore

Toda rede social pode se tornar um ambiente bastante tóxico em algum momento. O Twitter, porém, ainda é considerado um dos espaços com mais usuários agressivos – até porque, por omissão da própria plataforma, diversos grupos de ódio propagam seus discursos na rede social sem muitos problemas.

A plataforma, porém, está fazendo um pequeno esforço para tentar mudar esse cenário. O Twitter está testando criar uma ferramenta de recomendação, a ser aplicada quando um usuário digitar um texto potencialmente ofensivo. A novidade foi divulgada pela própria empresa em sua conta de suporte técnico, onde também confirma que o recurso por enquanto está disponível apenas para o iOS.

“Quando as discussões ficam acaloradas, você pode acabar dizendo coisas que não gostaria de dizer. Para te ajudar a repensar uma resposta, estamos realizando testes em dispositivos iOS com um prompt que te dá a opção de revisar sua resposta antes de publicá-la, caso ela utilize uma linguagem potencialmente ofensiva”, diz a postagem.

Há pouco menos de dois meses, a Microsoft já havia feito algo parecido, ao criar uma extensão disponível para Google Chrome e Edge que sugere a substituição de termos ofensivos. No caso da ferramenta que está sendo testada pelo próprio Twitter, há de se aguardar para ver como a comunidade usuária do sistema iOS reage à novidade, pois, caso bem sucedida, a ferramenta deve ser expandida para Android.

Compartilhe: