skysports-jadon-sancho-alphonso-davies_4975256

Bundesliga confirma retorno do campeonato no dia 16 de maio

Com clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04, temporada alemã de futebol é a primeira competição esportiva a retomar atividades depois da explosão da pandemia

por Pedro Strazza

Paralisada desde o início de março, a Bundesliga está para se tornar a primeira grande competição esportiva a retomar suas atividades depois do surgimento da pandemia do coronavírus. Depois de ter sua realização aprovada pela chanceler Angela Merkel, o principal torneio de futebol alemão marcou nesta quinta (7) o reinício da 26° rodada para o próximo dia 16 de maio com uma partida entre o Borussia Dortmund e o Schalke 04 – conhecido no meio como o “dérbi do Vale do Rhur”.

Além do jogo “reinaugural”, a Bundesliga também marcou para o dia 17 de maio o duelo entre o atual líder Bayern de Munique e o Union Berlim e confirmou que a atual temporada terá sua duração esticada até o próximo dia 27 de junho para atender os atrasos causados pela paralisação. Para que tudo isso aconteça, a liga vai seguir medidas de prevenção rigorosas, incluindo a realização de todos os jogos sem público presente e a imposição de que os jogadores escalados fiquem em isolamento social completo por uma semana.

No anúncio, a DFL – que é a entidade oficial por trás da organização da Bundesliga – escreve que “atualmente há negociações finais de coordenação com a federação nacional do futebol alemão” para determinar o restante das datas do campeonato. A mesma situação se aplica para as semifinais e final da Copa da Alemanha, que considera realizar sua decisão no fim de junho para permitir que nenhum clube seja afetado por questões de calendário e distanciamento social.

A retomada do esporte no país é consequência direta do maior controle da pandemia pela Alemanha, que vem aplicando medidas rigorosas de distanciamento social desde o início de março. Isto só foi possível, porém, porque o governo vem afrouxando aos poucos e de maneira cautelosa a prevenção desde meados de abril, quando permitiu aos clubes retomar os treinos dos jogadores com diversas regras.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link