Startup da Samsung cria janelas falsas que geram luz solar artificial

Empresa consegue até mesmo simular ciclo da luz solar durante o dia

por Matheus Fiore

A C-Labs, startup da Samsung, está trabalhando em uma tecnologia para te ajudar a sentir um pouco de normalidade durante seu distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o The Verge, a empresa está prestes a lançar o SunnySide, uma janela artificial que simula iluminação solar.

A janela poderá até mesmo simular ângulos diferentes de iluminação, ajudando a criar a sensação de ciclo da luz solar durante o dia. Apesar de não ser exatamente uma novidade janelas com luz artificial, a SunnySide parece levar a tecnologia um passo adiante, e surge justamente em um momento crítico: durante o período em que as pessoas mais precisaram se isolar durante o último século.

Para mostrar como funciona a janela, a Samsung divulgou um vídeo em seu canal no YouTube, como você pode ver acima. O vídeo mostra como funciona a simulação do ciclo solar, exibindo a luz da janela alterando sua angulação conforme o tempo passa.

O brilho, a temperatura da cor e a angulação da luz podem ser manipulador de acordo com o gosto do usuário por meio de um aplicativo para smartphone. O SunnySide pode também ser sincronizado com gadgets que controlem casas, para que a pessoa programe o sistema para funcionar da maneira que quiser.

A Samsung não divulgou informações sobre preço ou data de lançamento. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez em um evento já em 2019, ainda com o nome SunnyFive.

Compartilhe: