Facebook lança Shops, recurso para ajudar empresas durante a pandemia

Nova ferramenta pretende colocar mais negócios no formato online tanto no Facebook quanto no Instagram

por Soraia Alves

O Facebook anunciou o Shops, um novo recurso que pretende colocar mais negócios no formato online tanto no Facebook quanto no Instagram durante a atual crise da Covid-19. A novidade foi apresentada por Mark Zuckerberg em uma videoconferência, e definida pelo CEO como uma alternativa para os pequenos negócios que estão sendo atingidos pela crise econômica causada pela pandemia.

O Facebook Shops funciona como uma vitrine na qual as empresas podem listar seus produtos. A plataforma apresenta uma série de outras funcionalidades, é claro, sendo possível realizar as compras diretamente no Facebook. O recurso também coloca o Facebook mais próximo de concorrer diretamente com outras plataformas de compras online já estabelecidas, como eBay e Amazon.

Durante o anúncio, Zuckerberg disse que o comércio eletrônico expandido é importante para ajudar na reconstrução da economia enquanto a pandemia de Covid-19 ainda continua a se desenrolar em diversos países: “Se você não pode abrir fisicamente sua loja ou restaurante, ainda pode receber pedidos online e enviá-los para as pessoas. Estamos vendo muitas pequenas empresas que nunca tiveram negócios online entrar pela primeira vez”, comentou o CEO.

O Instagram terá o mesmo destino de compras, onde os usuários podem encontrar produtos das empresas que aderirem à plataforma. A ideia é que o Instagram Shop seja um botão permanente na barras de navegação dos usuários na página inicial do aplicativo, e que deve aparecer em breve .Por enquanto, o Shops ficará só dentro do Facebook e do Instagram, mas já existem planos de adicioná-lo também ao WhatsApp e ao Messenger.

Zuckerberg afirmou que o Shops melhorará a experiência padrão de comércio na web, armazenando as informações de pagamento dos usuários em um único local que eles poderão usar em qualquer loja do Facebook ou Instagram. Atualmente, existem mais de 160 milhões de pequenas empresas usando os aplicativos do Facebook.

O Facebook também está trabalhando para integrar programas de fidelidade às lojas. “Você poderá ver e acompanhar facilmente seus pontos e recompensas. E estamos explorando maneiras de ajudar pequenas empresas a criar, gerenciar e exibir um programa de fidelidade nas lojas do Facebook”, diz a empresa em um comunicado oficial em seu blog.

O Shops está disponível a partir de hoje no Facebook nos Estados Unidos e chega aos outros países nas próximas semanas. Já no Instagram, a ferramenta será liberada um pouco mais tarde, mas ainda nos meses seguintes.

Compartilhe: