YouTube cria sistema de capítulos para facilitar navegação em vídeos longos

Empresa ainda atualiza YouTube Music e permite que você pré-salve álbuns

por Matheus Fiore

Navegar pelo YouTube enquanto se assiste a um vídeo de longa duração pode ser complicado, principalmente se você estiver em busca de um trecho específico, e não consiga de jeito nenhum encontrá-lo. Agora, porém, a rede social de vídeos anunciou uma novidade que vai facilitar bastante a vida daqueles que procuram por trechos específicos em longos vídeos.

O YouTube está lançando os Video Chapters, recurso que divide os vídeos de longa duração em capítulos a serem definidos pelos próprios canais que estiverem postando aquele vídeo. Assim, o público poderá clicar nos capítulos e pular diretamente para o trecho que mais interessar.

O recurso já estava sendo testado pelo YouTube desde abril, como identificou o Android Police, mas não é exatamente algo novo na plataforma. As marcações de tempo já são algo popular entre a comunidade de usuários há algum tempo. É bastante comum, por exemplo, ir em um vídeo de uma apresentação musical ao vivo, e ver nos comentários alguém colocando a minutagem exata na qual cada música começa, para que você ouça apenas o que lhe interessar.

Agora, o YouTube parece disposto a integrar essa ferramenta para sua plataforma, bem como, por exemplo, o Twitter fez com os retweets após os primeiros anos da plataforma. Os capítulos já estão disponíveis para usuários Android, iOS e desktop que atualizarem seus aplicativos.

Outra novidade é referente a sua plataforma de música, o YouTube Music. Segundo o Engadget, o streaming trará um recurso já popular em concorrentes como o Spotify e o Apple Music, e que finalmente chega ao serviço do YouTube: a possibilidade de pré-salvar álbuns que estão para ser lançados.

Compartilhe: