A arte da arte conceitual

por Carlos Merigo

Há pouco mais de um ano, eu fiz um post sobre algumas empresas que fazem um trabalho bem específico para Hollywood: criar trilha sonora para trailers. Exatamente, só para trailers, não para o filme em si.

Outro trabalho bem particular para a indústria de entretenimento é o desenvolvimento de arte conceitual, desempenhado muitas vezes por estúdios de ilustração e animação, inclusive aqui no Brasil.

Massive Black

Apesar disso, a arte conceitual é mais do que só ilustração, já que ela precisa cumprir o objetivo de representar visualmente uma ideia e/ou atmosfera de algo que será empregado em outra mídia. Seja no cinema, games, publicidade, moda, arquitetura ou até em um carro, por exemplo.

O estúdio Massive Black, baseado em San Francisco e Shangai, é um desses especializado em arte conceitual para entretenimento. Além do fantástico trabalho, eles se destacam por apoiar uma comunidade de artistas também igualmente especializados, a ConceptArt.org.

Massive Black

Em seu site, a Massive Black apresenta um vasto porfolio de arte conceitual, storyboards e marketing, incluindo para vários filmes e games que você conhece. Vale ver.

Massive Black

Conhece outros bons estúdios ou artistas de arte conceitual? Deixe o link aí nos comentários.

Compartilhe: