Astrônomos encontram planeta e estrela similares à Terra e ao Sol que podem permitir vida

O planeta orbita ao redor de uma estrela semelhante ao nosso Sol e que está na distância ideal para a geração de água em forma líquida em sua superfície

por Matheus Fiore

Um grupo de astrônomos pode ter encontrado um exoplaneta – ou seja, um planeja que orbita uma estrela – potencialmente habitável, e ambos são parecidos com a Terra e o Sol. Segundo o Business Insider, a dupla guarda semelhanças com nosso planeta e nossa estrela principal como nenhuma outra dupla encontrada jamais conseguiu.

O planeta – que até que novos estudos sejam concluídos, ainda é considerado um candidato a planeta –, apresenta a distância ideal para sua estrela para que haja água líquida na superfície, o que significa que há potencial para ser habitável. Em comparação com a Terra, o planeta é 1,9 vezes maior que o nosso lar.

Segundo René Heller, autora-chefe do estudo que está sendo conduzido, são justamente essas duas características – o tamanho do planeta e sua relação com a estrela que orbita – que tornam a descoberta são especial e familiar. Detalhes da pesquisa de Heller podem ser lidos um artigo publicado há alguns dias no Astronomy & Astrophysics.

Por enquanto, o planeta é chamado de KOI-456.04, e caso sua existência seja confirmada por telescópios, ele integraria um seleto grupo de planetas externos ao nosso sistema solar, que possui em torno de 4 mil membros – um número pequeno se levarmos em conta que a Via Láctea tem potencial para suportar até dez bilhões de planetas, segundo estimativas.

Compartilhe: